A Disney Research está a trabalhar, em parceria com a Universidade de Carnegie Mellon (EUA), numa tecnologia que promete transformar qualquer objeto do quotidiano, ou mesmo partes do corpo humano, numa superfície tátil, capaz de interagir com dispositivos eletrónicos.

Designado Touché, o sistema deverá ser capaz de reconhecer gestos desenhados em quase qualquer superfície ou parte do corpo, incluindo gestos e toque entre as mãos, permitindo desta forma controlar dispositivos como computadores, leitores de MP3, tablets ou smartphones.

Segundo explicam os responsáveis pelo projeto, o sistema reconhece uma série de frequências em simultâneo, ao invés de apenas uma, como acontece com os tradicionais ecrãs sensíveis ao toque. Esta particularidade permite-lhe detectar diversos toques ao mesmo tempo em várias superfícies e distingui-los consoante o objeto ou parte do corpo com o qual se está a interagir.

Um vídeo, disponibilizado pela equipa de investigadores da Disney mostra mesmo a tecnologia em utilização dentro de água.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.