
A Disney Research está a trabalhar, em parceria com a Universidade de Carnegie Mellon (EUA), numa tecnologia que promete transformar qualquer objeto do quotidiano, ou mesmo partes do corpo humano, numa superfície tátil, capaz de interagir com dispositivos eletrónicos.
Designado Touché, o sistema deverá ser capaz de reconhecer gestos desenhados em quase qualquer superfície ou parte do corpo, incluindo gestos e toque entre as mãos, permitindo desta forma controlar dispositivos como computadores, leitores de MP3, tablets ou smartphones.
Segundo explicam os responsáveis pelo projeto, o sistema reconhece uma série de frequências em simultâneo, ao invés de apenas uma, como acontece com os tradicionais ecrãs sensíveis ao toque. Esta particularidade permite-lhe detectar diversos toques ao mesmo tempo em várias superfícies e distingui-los consoante o objeto ou parte do corpo com o qual se está a interagir.
Um vídeo, disponibilizado pela equipa de investigadores da Disney mostra mesmo a tecnologia em utilização dentro de água.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários