Já foram divulgadas as primeiras imagens capturadas pelo rover Zhurong, que a sonda Tianwen-1 da China transportou para solo de Marte e que há dias deu mais um passo na missão de exploração no planeta vermelho. 

Rover Zhurong já chegou ao solo de Marte depois de "minutos de terror"
Rover Zhurong já chegou ao solo de Marte depois de "minutos de terror"
Ver artigo

Há uma imagem a cores, uma imagem a preto e branco e uma animação, divulgadas pela Agência Espacial chinesa, a testemunhar o contacto do rover Zhurong com o solo de Marte.  Ambas as fotos mostram parte do equipamento sobre o solo marciano. A imagem a cores foi recolhida pela câmara de navegação instalada na traseira do Zhurong, deixa ver parte dos painéis solares e do sistema de comunicações do rover. 

A foto a preto e branco foi recolhida por outra câmara, que tem como função ajudar a evitar obstáculos no percurso e que está instalada na parte da frente do rover, mostra também parte do planeta e a rampa de descida do lander. A animação mostra o momento em que o rover se separou da sonda, para se posicionar no solo de Marte.        

Recorde-se que, até agora, só a NASA tinha liderado missões de exploração a Marte, como aquela que agora decorre e que tem como estrela o rover Perseverance e o seu helicóptero Ingenuity, que acaba de completar com sucesso a sua quinta aventura de exploração. Este é portanto, um momento que estabelece mais um recorde para a China, no capítulo das missões de exploração espacial.

tek Zhuron no solo de Marte tek Zhuron no solo de Marte

Ainda esta semana, o Zhurong inicia a missão de exploração propriamente dita, apoiado nos seus seis instrumentos de navegação. Vai começar a deslocar-se e a recolher informação em Utopia Planitia, uma planície do planeta vermelho.

Zhurong
(C) Nature

A missão Tianwen-1 chegou à órbita de Marte em fevereiro, após seis meses de viagem. Passou três meses a vigiar o planeta vermelho a partir da sua órbita e seguiu já em maio para o passo seguinte da missão: fazer pousar o rover Zhurong na superfície marciana. Seguiram-se alguns dias para verificar instrumentos e parece estar agora tudo a postos para a exploração no solo. 

O Zhurong é composto por seis rodas e coberto por quatro painéis solares. Pesa cerca de 240 quilos. Veja mais detalhes da missão Thiane-1 na galeria de imagens. 

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.