O Earth Observatory da NASA é um autêntico repositório de imagens captadas pelas missões da Agência ao longo dos anos. Desde imagens de satélites de observação terrestre que dão a conhecer a forma como a humanidade avança até fotografias espaciais que demonstram o impacto de desastres naturais ou fenómenos como eclipses: o álbum de fotografias da Terra não pára de crescer.

No meio das várias coleções da NASA surge uma dedicada a preservar todos os ângulos do terceiro “rochedo” a contar do Sol. Em “Earth Affar” (ou “Terra vista à distância” numa tradução para português), é possível encontrar fotografias do nosso planeta captadas durante alguns dos momentos chave da história da exploração espacial.

Clique na galeria para observar algumas das melhores imagens da Terra à distância

Ao percorrer a coleção, encontra, por exemplo, várias das fotografias que foram tiradas durante a primeira viagem da Humanidade à Lua.

Há 50 anos o Homem dava os primeiros passos na Lua
Há 50 anos o Homem dava os primeiros passos na Lua
Ver artigo

Para os astronautas da missão Apollo 11, ver o nosso planeta à distância pela primeira vez foi uma experiência única, como ficou claro nas palavras de Neil Armstrong: “De repente, apercebi-me que aquela pequena «ervilha», bonita e azul era a Terra. Ao observá-la, levantei o meu polegar e fechei um dos olhos e ele tapava-a completamente. Não me senti como um gigante. Senti-me muito, mas muito pequeno”.

O pequeno “ponto” azul tornou-se ainda mais diminuto quando captado pela sonda Voyager 1 a 14 de fevereiro de 1990, pondo-nos em perspetiva na imensidão do Espaço. Na altura, a missão encontrava-se a 6,4 mil milhões de quilómetros da Terra e na imagem o planeta apresenta apenas uma dimensão de 0,12 pixéis. A NASA relembra que a fotografia faz parte de uma coleção de 60 imagens usadas para criar o primeiro mosaico do Sistema Solar.

A tecnologia usada para observar a Terra revela-se útil não só na captação de fotografias impressionantes, mas também na identificação do impacto da COVID-19 nas atividades terrestres.

Como estudar a COVID-19 a partir do Espaço? Conheça o novo projeto da NASA, ESA e JAXA
Como estudar a COVID-19 a partir do Espaço? Conheça o novo projeto da NASA, ESA e JAXA
Ver artigo

Recorde-se que, no final de junho, a NASA, a ESA e a JAXA juntaram-se num novo projeto, o COVID-19 Earth Observation Dashboard, que dará a conhecer as principais mudanças na qualidade do ar, da água e do clima, assim como as alterações causadas pela propagação da doença nas atividades económicas e na agricultura.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.