Através do programa Artemis, a NASA quer dar início a uma nova era de exploração espacial, prevendo chegada de astronautas à Lua, incluindo a primeira mulher a pisar a superfície lunar, em 2024. Em paralelo, há um projeto ambicioso que planeia fazer a primeira corrida de carros telecomandados no satélite natural da Terra já em 2021.

Na competição organizada pela Moon Mark em parceria com a Intuitive Machines, serão levados para a Lua dois veículos concebidos por estudantes do ensino secundário em colaboração com Frank Stephenson, conhecido designer de automóveis, e construídos pela Lunar Outpost. Cada um dos carros telecomandados terá um peso de 2,5 kg, ao qual acrescem 3 kg adicionais do mecanismo utilizado para colocá-los na superfície lunar.

Para chegarem ao seu destino, os carros serão colocados a bordo do lander Nova-C da Intuitive Machines que depois vai partir para o Espaço à “boleia” do foguetão Falcon 9 da SpaceX, num lançamento previsto para outubro do próximo ano.

Se tudo correr como planeado, o lander aterrará depois numa zona da Lua conhecida como Oceanus Procellarum, onde decorrerá toda a ação. Em entrevista ao website New Atlas, Todd Wallach, CTO da Moon Mark, explicou que está a ser preparada toda uma estrutura que permita estabelecer a comunicação com os veículos a partir da Terra.

NASA atualiza plano de regresso à Lua e deixa apelo à aprovação do Congresso  
NASA atualiza plano de regresso à Lua e deixa apelo à aprovação do Congresso  
Ver artigo

Recorde-se que em novembro de 2021 está previsto o primeiro voo não-tripulado do programa Artemis que envolve o lançamento do novo foguetão SLS (Space Launch System). Ao todo, e de acordo com os planos atualizados da NASA, entre 2021 e 2024, serão lançadas ao espaço três naves Artemis, acompanhadas por cápsulas Orion.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.