A próxima geração de consolas da Microsoft e da Sony está a semanas de serem lançadas mundialmente. Ambas se destacam pelo seu hardware renovado, mas a utilização de SSD como armazenamento interno é o que está a suscitar maiores atenções. No caso da Xbox Series X|S o sistema de Quick Resume permite correr diferentes jogos em simultâneo e alternar entre os mesmos de forma quase instantânea, sem a necessidade de sair do jogo. Na prática, enquanto espera que um grupo de amigos se forme no Destiny para uma partida online, pode ir dando uns toques de bola no FIFA, regressando quando alguém o chama.

Geoff Keighley, o responsável pelo Game Awards foi um dos primeiros a afirmar também que os tempos de carregamento melhoraram bastante no geral, destacando que testou jogos como Fortnite, Call of Duty: Warzone, Ori and the Will of Whisps e Batman: Arkham Knight. Até títulos mais antigos como COD: Modern Warfare 2 e Gears of War nas suas versões de disco da Xbox 360 foram testados, resultando em carregamentos mais rápidos. Foi dado o exemplo de Destiny 2, que na “antiga” consola demora mais de um minuto a carregar um planeta, enquanto que na nova o tempo é cortado para metade, cerca de 30 segundos.

Anteriormente, Chris Novak, responsável do departamento de pesquisa e design, explicou que o Home Screen da Xbox Series X vai ter tempos de carregamento 50% mais rápidos. A Microsoft reduziu o “peso” do menu inicial, assim como do Guia e da loja digital da Xbox. As funcionalidades passarão a consumir menos 40% de memória na nova consola.

De recordar que a Microsoft não vai ter exclusivos para acompanhar a consola, depois de ter adiado Halo Infinite. No entanto, salienta o serviço Game Pass Ultimate, com centenas de jogos disponíveis. E como novidade, será adicionado no dia de lançamento o catálogo EA Play com cerca de 60 títulos do catálogo da Electronic Arts, tais como Need For Speed Heat, Plants Vs Zombies: Battle For Neighborville, os jogos de desporto de 2020, como FIFA 20, Madden 20 e NHL 20.

A Microsoft afirma que o catálogo da Xbox Series S|X será complementado por cerca de 1.000 jogos lançados originalmente nas suas anteriores gerações. E apresenta um discurso a salientar a paixão dos jogadores e a importância de não só manter os jogos compatíveis, como também a respetiva progressão e a lista de achievements. E da mesma forma, as mesmas comunidades e lista de amigos será a mesma, não só entre as gerações como entre plataformas, abraçando o PC e dispositivos móveis. Confirma também que os acessórios de jogos da Xbox One também funcionarão nas novas consolas.

Antecipando o lançamento da consola, a Microsoft começou a enviar unidades de teste para as redações, e o nosso SAPO não poderia deixar de tirar umas fotos com a consola de modelo Series X.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.