Esta semana mais de 2.400 expositores e cerca de 95 mil participantes concentram-se em Barcelona para o MWC24, onde são esperados os principais anúncios da indústria de telecomunicações e da tecnologia. O Mobile World Congress já se tornou um dos eventos obrigatórios e este ano voltou a ser palco de anúncios importantes de smartphones, com a Honor, a Xiaomi e a TCL a fazerem o lançamento dos seus novos topo de gama, embora sem grandes surpresas já que as marcas já tinham anunciado os equipamentos na China.
Entre os destaques mais esperados estão as inovações em termos de formatos de ecrãs, com os transparentes e enroláveis, que já dominaram a CES em janeiro, a ganhar espaço também no MWC. E claro, o carro da Xiaomi, o SU7, que está pela primeira vez em exposição na Europa (sem possibilidade de tocar).
O interesse pela feira gera as "enchentes" habituais de pessoas a chegar ao espaço, com o processo de verificação mais facilitado pelo sistema de verificação biométrica na entrada do evento. Todos os participantes têm de usar o QR Code da App, mas ainda assim, a organização está este ano a imprimir os tradicionais badges para todos, um processo que é rápido e realizado logo na entrada.
Curiosamente este ano não há um "tema" para a feira e a organização refere mesmo que a lógica é o "reveal", que sugere um elemento de surpresa e destaca entre os temas a monetização do 5G, 5G Advanced, FWA, a revolução da AI generativa, Cloud vs Edge, comunicação via satélite e a sustentabilidade.
Veja as primeiras imagens
Para além dos smartphones e outros gadgets, como computadores com ecrãs transparentes, carros e muitos wearables, óculos de realidade aumentada e virtual e experiências de "imersão", há muito para descobrir nos oito pavilhões da Fira Gran Via. E esta é a oportunidade de experimentar muitos dos equipamentos que estão a chegar ao mercado, ver tendências e contactar com profissionais de todo o mundo, com o "networking" proporcionado pelas apresentações, conferências e até pelos encontros de corredor.
Como é habitual, algumas das principais novidades já começaram a ser apresentadas em pré eventos, como o da Xiaomi que mostrou os novos smartphones da série 14 e os wearables Watch e Smart Band que já estão a chegar ao mercado, e a Honor que revelou o lançamento do Magic6 Pro, anúncios que o SAPO TEK acompanhou em direto e em relação aos quais já partilhámos as primeiras impressões.
Mas haverá muito mais para experimentar entre os stands dos mais de 2.400 expositores, com foco para a monetização do 5G, os próximos passos da quinta geração móvel com o 5G Advanced e o desenvolvimento do 6G, a tecnologia de open RAN e a Inteligência Artificial que está a tomar conta de toda a indústria e que está também no centro da estratégia das operadoras.
O metaverso parece ter deixado de ser tema mas as soluções de realidade virtual e aumentada continuam a fazer parte das experiências mais procuradas na feira. A Apple não está presente mas é expectável que alguns stands tenham os Vision Pro para que os visitantes possam "mergulhar" na computação espacial.
Mais uma vez a Telefónica puxa os temas da realidade extendida para o seu stand com a demo da Edge Haptic Arena, um conceito de jogos de vídeo em que o 5G dá suporte à tecnologia que permite entrar num mundo virtual e com sensações hápticas.
A Vodafone tem também um hub de realidade virtual, o HyperRealityHub+, com óculos de realidade aumentada que ajudam a guiar os visitantes em exercícios de bem estar com a ajuda da agente virtual VEDA, que responde a perguntas e pode ser projetada num modelo holográfico.
Parcerias para APIs abertas
A iniciativa Open Gateway Services que a GSMA apresentou no ano passado, e que arrancou com 21 operadores e parceiros como a Ericsson, a AWS e a Microsot, tem também espaço de relevo, e ainda na semana passada a MEO anunciou que também vai disponibilizar APIs abertas para acelerar a inovação nas redes 5G.
Hoje a novidade é também a divulgação dos operadores que já têm operações no terreno baseadas no desenvolvimento da Open Gateway Services, incluindo três operadores brasileiros que lançaram APIs para combater a raude e três espanhois que anunciaram parcerias com retalhistas também na área do combate à fraude.
A Microsoft lançou também a beta pública do Azure Programmable Connectivity (APC), com APIs abertas para verificação de números e troca de SIM, e que conta já com vários parceiros, entre os quais a MEO, AT&T, BT, Claro, Deutsche Telekom e Orange, entre outras.
Portugal com presença reforçada
Este ano Portugal conta com uma das maiores participações de expositores portugueses, reforçada pela presença de 10 startups no 4YFN. A feira das startup que "vive" dentro do MWC assinala este ano o décimo aniversário e que volta a estar mais integrado no MWC, depois de ter sido relegado durante alguns anos para outra localização fora da Fira Gran Via.
Ao contrário do que acontece com muitos outros países, que agregam a presença com um stand conjunto de empresas, não há um "pavilhão de Portugal" mas é possível encontrar empresas portuguesas dispersas pelos vários pavilhões da feira. As presenças habituais são a Aptoide, TIMWe e Celfocus, mas há novidades entre os expositores referenciados como portugueses que o SAPO TEK vai também descobrir.
Pela primeira vez o 4YFN ocupa dois espaços na Fira, com o Hall 8.0 e o 8.1, com área de exposição, networking e sete palcos para os pitch das startups. São mais de 800 expositores, entre os quais 10 startups portuguesas, e mais de 350 oradores em várias keynotes e debates, para além das competições de pitching.
O SAPO TEK está a acompanhar todas as novidades do MWC24 e pode seguir todas as notícias no nosso especial.
Veja na galeria imagens do evento:
Nota de redação: A notícia foi atualizada com mais informação. Última atualização 11h15
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