Logo no início de agosto, o rover Perseverance tentou recolher a sua primeira amostra rochosa da superfície de Marte, um momento muito aguardado pela equipa de especialistas da NASA. Porém, quando foram dadas as instruções ao rover para processar a amostra, os dados obtidos revelaram não tinha sido recolhida nenhuma rocha.
Agora, a equipa responsável pelo rover está a reunir esforços para conseguir que seja recolhida uma nova amostra e apresenta mais detalhes acerca do que correu mal na primeira tentativa.
De acordo com os especialistas, o problema estava relacionado com o tipo de rocha recolhido pelo rover. Embora se afirme como um dos tipos de rochas mais antigas da cratera de Jezero, a rocha em questão não apresentava as condições ideais e acabou por desfazer-se quando o rover tentou recolher e armazená-la.
Agora, tal como explica Jennifer Trosper, gestora de projetos no Jet Propulsion Laboratory da NASA, a equipa está a analisar cuidadosamente os próximos passos. O primeiro será encontrar uma zona que contenha rochas mais resistentes. Assim, espera-se que o rover selecione a sua próxima amostra na região de Citadelle.
Para evitar repetir o que aconteceu na primeira tentativa, os especialistas vão comandar o rover para usar os seus instrumentos científicos para confirmar se a amostra selecionada é de facto a mais apropriada para ser recolhida.
Caso se verifique que sim, o Perseverance realizará uma série de tarefas muito semelhantes às que realizou durante a primeira tentativa. Jennifer Trosper acrescenta que será realizada uma sessão adicional de revisão das imagens do tubo onde se encontrará a amostra para confirmar se existem fragmentos de rocha lá dentro.
Os especialistas estão também a preparar-se para um cenário onde nenhuma rocha seja recolhida. Assim, a equipa pretende apostar em métodos alternativos de recolha de uma amostra, ou então encontrar uma nova rocha na mesma zona de análise.
Clique nas imagens para recordar a primeira tentativa de recolha da primeira amostra de rocha em Marte
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Wayther: uma nova app de previsões meteorológicas detalhadas para otimizar viagens -
Site do dia
Tetr.io é uma versão competitiva de Tetris e os adversários não dão tréguas -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários