A ESA e o Observatório do Sul (European Southern Observatory) analisaram as probabilidades do asteroide conhecido como 2006 QV89 poder atingir a Terra naquele que a agência espacial assume ser o primeiro caso de exclusão de impacto através de uma "não deteção". E a conclusão é clara: o 2006 QV89 não está em rota de colisão este ano, e a possibilidade de um impacto futuro é "extremamente remota".

O dia 9 de setembro de 2019 era apontado como a data de possivel impacto, mas a ESA explica detalhadamente a forma como observa os asteroides, que muitas vezes são uma fonte de frustração para os astrónomos pela forma como aparecem e desaparecem.

Terra “na mira” de asteroide capaz de destruir área com 2.000 Km quadrados
Terra “na mira” de asteroide capaz de destruir área com 2.000 Km quadrados
Ver artigo

"Podemos conseguir vislumbrar uma rocha no espaço, fazer medidas para definir a sua órbita, e dias depois desaparece, ficando potencialmente inobservável durante décadas", refere o comunicado.

Os dados astronoméricos são registados sempre que existe uma hipótese, mesmo pequena, de impacto na Terra, ajudando a perceber o seu caminho e a possibilidade de risco, o que acaba muitas vezes por excluir a possibilidade de colisão de forma definitiva.

Só que o caso do asteroide 2006 QV89 foi peculiar, porque depois de ter sido descoberto em agosto de 2006 só foi observável por 10 dias, sendo que na altura foi feito o cálculo de risco e definida a data para o possivel impacto. Depois disso não voltou a ser visto durante mais de uma década e, com a previsão pouco precisa da sua posição, os astrónomos não sabiam para onde apontar os telescópios para o reencontrar.

Trabalho de detetive no céu

A forma de excluir a possibilidade de impacto foi observar a zona do céu onde estaria se o asteroide estivesse em rota de colisão com a Terra, e esperar que o 2006 QV89 não aparecesse. "Desta forma, temos a possibilidade de indiretamente excluir o risco de impacto, mesmo sem ver o asteroide", refere a ESA.

Este processo foi feito entre os dias 4 e 5 de julho, numa colaboração entre a ESA e o ESO e usando o Very Large Telescope (VLT).

As equipas recolheram imagens detalhadas de uma zona muito pequena do céu, que está vazia. Na imagem abaixo as cruzes mostram a localização onde poderia estar o asteroide se realmente houvesse possibilidade de colisão com a Terra.

Asteroide 2006 QV89
Os locais onde o asteroide poderia estar, para se confirmar a rota de colisão, estão assinalados com cruzes vermelhas créditos: ESA

A ESA tem uma lista de objetos com risco potencial de colisão que são continuamente observados no âmbito do projeto de defesa planetária.