A 17 de abril, uma bola de fogo atravessou o céu no Canadá. Acredita-se que o fenómeno, que ocorreu pelas 11h37 locais, poderá ter deixado um rasto de meteoritos pelo caminho, com alguns deles a caírem numa zona próxima do lago Simcoe, em Ontário.
O fenómeno foi captado pela rede de câmaras do departamento de física e astronomia da Western University. Como indica o especialista Denis Vida em comunicado, a bola de fogo foi “particularmente significante, porque se movia lentamente, estando numa órbita de asteroide e acabando por ficar muito baixa na atmosfera”.
Veja o vídeo
O especialista em meteoros detalha que as características observadas são “bons indicadores” de que material vindo da bola de fogo sobreviveu. “Esperamos entre dezenas a centenas de gramas de material no solo”, afirma Denis Vida.
Recorde-se que, em dezembro do ano passado, o Instituto de Astrofísica da Andaluzia (IAA-CSIC) conseguiu captar através do projeto SMART a passagem de uma bola de fogo no céu no Sul de Portugal e Espanha, resultante da entrada de um meteorito na atmosfera terrestre, a uma velocidade de cerca de 100 mil quilómetros por hora.
Já em novembro de 2020, um fenómeno semelhante foi detetado pelo projeto SMART. A bola de fogo, que percorreu o sudoeste da Península Ibérica, foi observada a uma velocidade de 227.000 quilómetros por hora, e pode recordar a sua passagem no vídeo abaixo.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Imagens de satélite mostram impacto das cheias em Espanha e ajudam a salvar vidas -
App do dia
O seu telefone é “esperto” o suficiente? A app Geekbench AI quer servir como tira-teimas -
Site do dia
Tem boa capacidade de observação? Então tente encontrar as personagens em i-Spy -
How to TEK
4 dicas rápidas para tirar partido do iPad e tornar-se mais produtivo
Comentários