Marte é um dos pontos-chave do programa de exploração espacial da China. Em 2020, por entre uma autêntica corrida a Marte, à qual se juntaram os Estados Unidos e os Emirados Árabes Unidos, o país lançou para o Espaço a missão Tianwen-1, com o rover Zhurong a chegar ao Planeta Vermelho em maio de 2021.
A China continua a avançar no desenvolvimento dos seus planos de exploração marciana e, recentemente, foram aprovados três novos projetos espaciais, incluindo um com um aspeto muito semelhante ao helicóptero Ingenuity da NASA.
Numa publicação no seu website oficial, o China National Space Center (CNNSC) descreve o projeto em questão como um drone de exploração da superfície de Marte. Entre as imagens partilhadas pela entidade, a do projeto surge em primeiro lugar, demonstrando um protótipo de um drone com 2 rotores.
De acordo com a breve descrição deixada pela CNNSC, o drone está equipado com um espectrómetro, que poderá ser usado para analisar a superfície do Planeta Vermelho, embora os pormenores sejam escassos.
Fora dos planos de desenvolvimento de um “clone” do Ingenuity, a China tem vindo a partilhar várias imagens do progresso feito na sua missão em Marte. Em junho, a Administração Espacial Nacional da China (ANEC) revelou novas imagens, vídeos e sons dos primeiros dias do rover Zhurong em Marte.
Entre a nova coleção de materiais lançados pela ANEC destacam-se três vídeos, com o primeiro deles a datar de 15 de maio e a demonstrar o processo de separação do rover do lander. Nos outros dois é possível observar o Zhurong visto por uma das câmaras instaladas na parte inferior do rover.
Ao longo da sua jornada de exploração, o Zhurong já partilhou algumas das fotos que tem vindo a captar e, na galeria que se segue, poderá recordar as mais recentes.
Clique nas imagens para mais detalhes
Já do lado da NASA, o helicóptero Ingenuity completou em agosto mais um voo bem-sucedido, na sua 12ª deslocação pelo céu de Marte. O helicóptero alcançou uma altitude de cerca de 10 metros, num voo que durou 169 segundos e onde foi percorrida uma distância de 450 metros.
Fazendo uma nova atualização no “diário de bordo” do Ingenuity acerca dos primeiros 11 voos, a NASA deu a conhecer que o aparelho já somou 19 minutos de voo, tendo percorrido cerca de 1,2 milhas náuticas, o equivalente 1,93 quilómetros.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários