Os cientistas continuam a investigar formas de obter fontes de energia mais limpas. A Joint European Torus (JET) registou um novo feito na criação de energia limpa através de fusão nuclear, tendo sido obtidos 69 megajoules de calor. O registo anterior foi de 59 megajoules, obtido através da máquina de fusão, considerada a maior do mundo, que está a operar no Reino Unido.

A fusão nuclear é um processo mais limpo que a fissão nuclear, considerado o oposto. O primeiro é a transformação do fuso nuclear num novo elemento, produzindo energia, mas o segundo gera energia, mas também desperdício ao separar os átomos. A fusão nuclear é um processo que gera uma reação semelhante ao que alimenta as estrelas como o Sol, que os cientistas tentam há décadas replicar.

energia limpa JET

Na nova conquista, os investigadores conseguem criar mais energia do que aquela que é utilizada para a catalisar. Na teoria será possível criar energia limpa de forma ilimitada. O principal obstáculo, para já, são os custos elevados na criação da energia e em ambientes controlados como o JET. Os especialistas acreditam que a energia comercialmente viável através da fusão nuclear ainda se encontra entre os 20 a 50 anos de distância.

Cientistas europeus alcançam recorde de energia de fusão nuclear sustentada. Há portugueses no projeto
Cientistas europeus alcançam recorde de energia de fusão nuclear sustentada. Há portugueses no projeto
Ver artigo

O JET começou as operações há 40 anos, desde dezembro de 1983 e ao longo das décadas tem registado marcos muito importantes na obtenção de energia limpa e a bater recordes.

Numa experiência anterior, em 1997, a energia de fusão alcançada tinha sido de 21,7 megajoules, menos de metade da atingida em finais de 2021 e o registo atual. A “potência de pico” de 16 megawatts atingida brevemente em 1997 não foi ultrapassada nas experiências mais recentes, pois o foco tem sido obter energia de fusão de um modo sustentado.