A passagem do Cometa c/2022 E3 (ZTF) é um dos eventos astronómicos mais esperados deste ano. A última vez que este viajante espacial passou pela Terra terá sido há cerca de 50 mil anos e pode agora ser observado nos céus, com expectativa que na madrugada de dia 1 de fevereiro consiga ser observado sem a necessidade de recorrer a  telescópios, alcançando uma dimensão que permite ter visto a olho nu.

O astrofotógrafo Miguel Claro tem estado com a objetiva apontada aos céus para documentar a passagem do cometa e já partilhou uma série de imagens impressionantes, e também um vídeo. As condições únicas do Observatório Dark Sky Alqueva em Portugal, sem a interferência da poluição luminosa que afeta as cidades, permitem a captação de imagens mais claras, e o domínio da técnica do astrofotógrafo, e o seu olho artístico, fazem o resto.

Veja as imagens do Cometa c/2022 E3 captadas por Miguel Claro

No dia 19 de janeiro um pedaço da causa do cometa desligou-se do corpo principal e Miguel Claro captou tudo com a sua câmara a uma distância de 79 milhões de quilómetros de distância do Observatório Oficial do Dark Sky Alqueva.

"Além de apresentar um maravilhosa coma esverdeada proveniente do brilho do gás carbono, e uma rara anti-cauda, algo incomum estava também a ocorrer com a longa cauda de iões, designado por evento de desconexão. Um pedaço da cauda do cometa ZTF desconectou-se e está a ser levado pelo vento solar", explica Miguel Claro.

A cauda esverdeada do cometa é um dos atrativos do objeto que vai estar no ponto mais próximo da Terra na madrugada de 1 de fevereiro e que deverá ser visto a olho nu, se tudo se mantiver como previsto.

O astrofotógrafo preparou também um vídeo time lapse que conjuga mais de 3 horas e meia de imagens em resolução 4K, e que também mostra o momento em a cauda se desligou do cometa c/2022 E3 (ZTF) durante a noite de 19 de Janeiro de 2023.

Na noite em que fez as imagens, o ZTF estava localizado entre as constelações de Hercules, Coroa Boreal e Boieiro, mostrando uma fraca magnitude visual de +6,6.

Miguel Claro já prometeu continuar a acompanhar a passagem do cometa e hoje deverá revelar um novo vídeo.