Determinar as especificidades do clima em Marte nem sempre é uma tarefa fácil, mas a NASA tem um conjunto de exploradores que estão a ajudar os cientistas a desvendar alguns dos mistérios do Planeta Vermelho.
A agência norte-americana explica que, de modo semelhante ao que acontece na Terra, as estações também mudam em Marte. Por exemplo, a cratera de Jezero, localizada no hemisfério norte do planeta e onde se encontram o rover Perseverance e o helicóptero Ingenuity, assiste à chegada do Verão. Já no hemisfério sul, onde está o rover Curiosity, é Inverno.
Veja como os exploradores marcianos estão a ajudar os cientistas
Como é que os rovers da NASA ajudam os cientistas a determinar o estado do tempo por terras marcianas? Por um lado, o rover Perseverance está equipado com o Mars Environmental Dynamics Analyzer (MEDA), um instrumento que permite medir a temperatura e humidade, assim como a velocidade e direção do vento.
Os sensores que fazem parte do instrumento estão também concebidos para medir a quantidade e tamanho das partículas de poeira na atmosfera, algo fundamental para perceber o impacto dos ciclos de poeira no clima do planeta.
O MEDA é também fundamental para o Ingenuity, uma vez que lhe apresenta previsões do estado do tempo antes dos voos. Recorde-se que, recentemente, as temperaturas mais elevadas e a densidade atmosférica mais baixa tornaram a missão do helicóptero um pouco mais complicada, embora tenha conseguido executar com sucesso o seu 14º voo.
Veja nas imagens mais detalhes sobre o pequeno helicóptero que desafia a gravidade em Marte
Por outro lado, o rover Curiosity também está equipado com um conjunto de instrumentos que permitem analisar o tempo em Marte. Segundo a NASA, a Rover Environmental Monitoring Station (REMS) apresenta relatórios diários, analisando também a poeira marciana para identificar mudanças ao longo do tempo.
Veja nas imagens mais detalhes sobre o Curiosity
Além do Perseverance e do Curiosity, o lander InSight foca as suas atenções no que se está a passar por baixo da superfície do Planeta Vermelho. Ainda em setembro, o lander registou um dos maiores terramotos alguma vez detetados no planeta, com uma intensidade de 4,2 na Escala de Richter e que o deixou a tremer durante cerca de 90 minutos.
O conjunto de exploradores fica completo com as três sondas que, à distância, registam o que se passa no planeta: Odyssey, Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) e Maven.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Como seria um dia se a Inteligência Artificial estivesse integrada em todas as coisas? -
Site do dia
Aproveite o frio para andar de trenó no browser do computador -
App do dia
Aplicação invideo facilita a criação de vídeos com inteligência artificial -
How to TEK
Saiba como partilhar a sua localização num iPhone
Comentários