A situação ocorreu ontem depois de dois cosmonautas das Roscosmos, Denis Matveev e Oleg Artemyev, terem iniciado os trabalhos de instalação de novas câmaras fora da Estação Espacial Internacional (ISS na sigla em inglês). Ambos receberam instruções para voltarem rapidamente para dentro da estação depois de um alerta de leituras anormais na bateria do fato espacial de Oleg Artemyev.

A NASA já confirmou que nenhum dos cosmonautas esteve em perigo durante o processo, com o regresso ao módulo Poisk a acontecer em segurança.

Entretanto outro cosmonauta dentro da Estação Espacial colocou o braço robótico europeu onde estava a ser feita a intervenção em modo de segurança. O procedimento que estava a decorrer previa a instalação de duas câmaras no equipamento europeu e faz parte das muitas tarefas que os astronautas e cosmonautas realizam durante a sua estadia na Estação Espacial Internacional, e que visam o desenvolvimento de novas pesquisas científicas mas também a melhoria e manutenção da ISS.

O engenheiro de voo  Denis Matveev e o comandante Oleg Artemyev integram a expedição 67 e são ambos cosmonautas russos, da Roscosmos, mantendo-se na Estação Espacial Internacional apesar da agência espacial russa já ter confirmado que vai deixar de colaborar neste projeto em 2024.

Recentemente, a NASA deu a conhecer os seus planos em relação ao futuro da Estação Espacial Internacional (ISS na sigla em inglês), indicando que a sua “destruição” estaria prevista para 2030.

A Estação Espacial já celebrou mais de 20 anos de ocupação humana, depois de ter feito a sua “estreia” em novembro de 1998, quando começou a ser construída através de diversos lançamentos que carregaram as suas partes e as montaram já em órbita. Os maiores módulos e outras peças foram entregues em 42 voos, 37 em naves sob responsabilidade dos EUA e cinco através dos foguetões russos Proton/Soyuz.

A "casa" dos humanos no espaço é também um laboratório de investigação e  viaja a uma velocidade de cinco milhas por segundo (cerca de 8km/s), orbitando a Terra a cada 90 minutos. Isto quer dizer que em 24 horas a ISS faz 16 órbitas, “assistindo” a 16 nascer e pôr-do-sol.

É possível “ligar” seis naves de uma vez à Estação Espacial e as viagens desde a Terra dessas naves são normalmente feitas em seis horas, apesar de já existir um recorde para metade do tempo, ou seja, de três horas.

Veja as imagens da Estação Espacial Internacional 

Neste laboratório no espaço vive e trabalha habitualmente uma equipa internacional de seis pessoas. Até à data, isso perfaz a passagem de cerca de 250 astronautas e cosmonautas de mais de 10 nacionalidades.