O próximo voo comercial da NASA e SpaceX foi novamente adiado, e está agora marcado para o dia 31 de outubro. A Crew-3 será composta pelos astronautas da NASA Raja Chari, Tom Marshburn e Kayla Barron, e a da Agência Espacial Europeia Matthias Maurer. Para esta missão, a SpaceX de Elon Musk vai estrear uma nova cápsula Crew Dragon, diretamente de solo americano, a partir do Centro Espacial Kennedy, na Flórida.

A chegada à Estação Espacial Internacional da nova equipa será saudada pelos membros da Crew-2, que chegaram em abril, e pela Expedição 66 que chega alguns dias antes, com voo marcado para o início de outubro, que vai render a equipa atual. Já os membros da Crew-2 regressam à Terra em meados de novembro, à boleia da Crew Dragon, atualmente batizada de Endeavour.

Veja na galeria as fotos dos astronautas da missão Crew-3:

A NASA já estabeleceu a data da rotação seguinte, prevendo que a equipa de astronautas da Crew-3 regresse em meados de abril de 2022, depois de cerca de seis meses de missão.

De recordar que a viagem a bordo da Crew Dragon é longa, de cerca de 23 horas, ao contrário das missões a bordo da Soyuz, que colocam os astronautas a bordo da ISS em três horas, com apenas duas órbitas até ao destino, demorando agora metade do tempo habitual para esta técnica de voo.

Recentemente, Jeff Sheehy, engenheiro-chefe da tecnologia espacial da NASA, referiu numa entrevista que a agência espacial está à procura de alternativas ao combustível para as suas naves espaciais. O objetivo é encontrar soluções à hidrazina, um composto com gazes tóxicos e oxigénio liquefeito, altamente explosivo, por alternativas com menos riscos. A NASA está a testar um novo combustível batizado de ASCENT (Advanced Spacecraft Energetic Non-toxic Propellant) que foi utilizado com sucesso num satélite em 2019. Prevê o uso desse mesmo combustível numa das naves Artemis 1 à Lua. Também tem vindo a testar hidrogénio, e recentemente fechou um contrato com a ExoTerra Resource, de 124 mil dólares, para a utilização de painéis solares no recarregamento dos componentes eletrónicos.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.