Depois de peixes feitos a partir de células humanas que, um dia, poderão ajudar no desenvolvimento de um coração artificial, uma equipa de investigadores da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, apresenta uma nova criação na área dos robots biohíbridos. 

Os cientistas, que publicaram as conclusões da sua investigação num artigo na revista científica Science Robotics, explicam que os eBiobots são pequenos robots controlados remotamente que combinam células cultivadas em laboratório a partir de células musculares de ratos, estruturas impressas em 3D e chips LED.

Clique nas imagens para mais detalhes 

Através dos chips LED é possível usar luz para estimular as células que, por sua vez, permitem que as estruturas impressas em 3D se mexam, movimentando o robot. Durante as experiências realizadas, os eBiobots conseguiram atingir velocidades máximas de 0,83 milímetros por segundo: um novo recorde para os robots desta espécie.

Veja o vídeo 

Em declarações ao website Inverse, Mattia Gazzola, co-autor do estudo, detalha que o design dos eBiobots passou por várias versões. A mais recente apresenta-se como a mais prática, uma vez que os robots não necessitam de estar ligados a fios ou até a baterias.

“Tivemos de redesenhar e repensar a nossa estrutura de modo a que os diferentes componentes funcionassem bem em conjunto”, realça o investigador.

Mas os eBiobots fazem mais do que andar. A equipa de investigadores desenvolveu um conjunto de acessórios que os robots podem utilizar para, por exemplo, transportar ou afastar objetos pelo caminho. Em questão estão também versões adaptadas que são capazes de contornarem obstáculos.

De acordo com o Mattia Gazzola, no futuro, os eBiobots podem servir de base a outros trabalhos de investigação na área dos robots biohíbridos. A equipa de investigadores tenciona agora cultivar células neurais e integrá-las nos pequenos autómatos para que sejam capazes de se movimentarem por si próprios.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.