Depois de peixes feitos a partir de células humanas que, um dia, poderão ajudar no desenvolvimento de um coração artificial, uma equipa de investigadores da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, apresenta uma nova criação na área dos robots biohíbridos.
Os cientistas, que publicaram as conclusões da sua investigação num artigo na revista científica Science Robotics, explicam que os eBiobots são pequenos robots controlados remotamente que combinam células cultivadas em laboratório a partir de células musculares de ratos, estruturas impressas em 3D e chips LED.
Clique nas imagens para mais detalhes
Através dos chips LED é possível usar luz para estimular as células que, por sua vez, permitem que as estruturas impressas em 3D se mexam, movimentando o robot. Durante as experiências realizadas, os eBiobots conseguiram atingir velocidades máximas de 0,83 milímetros por segundo: um novo recorde para os robots desta espécie.
Veja o vídeo
Em declarações ao website Inverse, Mattia Gazzola, co-autor do estudo, detalha que o design dos eBiobots passou por várias versões. A mais recente apresenta-se como a mais prática, uma vez que os robots não necessitam de estar ligados a fios ou até a baterias.
“Tivemos de redesenhar e repensar a nossa estrutura de modo a que os diferentes componentes funcionassem bem em conjunto”, realça o investigador.
Mas os eBiobots fazem mais do que andar. A equipa de investigadores desenvolveu um conjunto de acessórios que os robots podem utilizar para, por exemplo, transportar ou afastar objetos pelo caminho. Em questão estão também versões adaptadas que são capazes de contornarem obstáculos.
De acordo com o Mattia Gazzola, no futuro, os eBiobots podem servir de base a outros trabalhos de investigação na área dos robots biohíbridos. A equipa de investigadores tenciona agora cultivar células neurais e integrá-las nos pequenos autómatos para que sejam capazes de se movimentarem por si próprios.
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Pixelfed: Uma alternativa Open Source ao Instagram que devolve o controlo ao utilizador -
Site do dia
Do Falcon 9 ao Ariane 6: Flight Atlas mostra como evolui a indústria espacial com gráficos interativos -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários