O eclipse solar parcial da manhã deste sábado vai provocar uma redução de 23% da produção do Sistema Elétrico Nacional prevista para aquele horário, avançou a REN – Redes Energéticas Nacionais..
“O fenómeno ocorrerá no território continental entre as 09h30 e as 11h30 e provocará uma perda de geração estimada de 560 MW [megawatts], o que representa cerca de 8,5% do consumo e 23% da produção do Sistema Elétrico Nacional previsto para este horário”, apontou a REN, em comunicado.
Em colaboração com os restantes operadores de redes de transporte do setor elétrico europeus, a empresa adiantou que tem estado a preparar o Sistema Elétrico Nacional (SEN) para os efeitos do eclipse que vai ocorrer no sábado.
O fenómeno em que o sol vai ser parcialmente coberto pela lua, durante duas horas, vai ser visível em todo o território continental.
Durante o eclipse, a REN estima uma perda de 10 MW por minuto e uma recuperação à taxa de 22 MW por minuto, “o que causará desafios operacionais relacionados com o equilíbrio entre geração e o consumo no SEN e com controlo do desvio na interligação com Espanha”.
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Superfluent ajuda quem já domina o "bê-a-bá" a falar uma nova língua com mais confiança -
Site do dia
Airloom: Acompanhe voos em tempo real numa experiência 3D imersiva -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários