A orgânica já tinha sido divulgada ao início da tarde, revelando um Governo mais "magro", com menos ministros e secretários de Estado, que o executivo garante ser 20% mais reduzido do que o anterior XXII Governo. Entre as novidades destacadas está a pasta da digitalização que sai da economia e passa para a tutela de António Costa, e a área da Modernização do Estado que deixa de ser ministério e que também passa a estar na alçada do Primeiro Ministro.

A composição da lista oficial de ministros já foi aceite pelo Presidente da República, indicando-se que mais tarde será conhecida a lista de secretários de Estado a integrar o Governo.

A cientista Elvira Fortunato é uma das caras novas do XXII Governo, trazendo para um cargo político uma das investigadoras mais reconhecidas em Portugal e com uma carreira internacional.

A investigadora já tinha participado em várias iniciativas governamentais mas este é o primeiro cargo político que assume. No último ano foi distinguida com o Prémio Pessoa e ao longo da carreira recebeu vários prémios relativos ao seu trabalho de investigação e envolvimento na ciência, entre os quais o Prémio Impacto Horizonte 2020.

Pode ler aqui uma entrevista ao SAPO TEK onde a cientista assume que está sempre à procura da perfeição.

“Nós cientistas somos como os artistas, estamos sempre à procura da perfeição”
“Nós cientistas somos como os artistas, estamos sempre à procura da perfeição”
Ver artigo

O nome já tinha sido avançado numa lista que foi divulgada esta tarde, ainda antes da apresentação oficial ao Presidente da República, mas que não era totalmente correta. A cientista é uma das principais surpresas do novo executivo, que conta com várias caras novas em pastas relevantes, e secretários de Estado que sobem a cargos de ministros.

Elvira Maria Correia Fortunato nasceu em Almada, em 1964, tem licenciatura em Física e Engenharia de Materiais, doutoramento em Engenharia de Materiais e é atualmente vice-reitora da Universidade Nova de Lisboa.

Integra desde 2010 a Chancelaria das Ordens Honorificas de Portugal, a funcionar junto da Presidência da República, e é pioneira na investigação europeia sobre eletrónica transparente utilizando materiais sustentáveis e tecnologias amigas do ambiente.

O Governo destaca o facto de, pela primeira vez, o executivo ter mais ministras do que ministros. São nove as mulheres que assumem pastas, entre as quais a da Defesa que é pela primeira vez liderada por uma mulher, num elenco que conta com 17 ministros. Este será o Governo mais curto de sempre do Primeiro Ministro António Costa e "um dos mais curtos do período democrático", como é referido.

Segundo a informação partilhada, para além de ser um governo mais reduzido, a ideia é concentrar os ministérios num só espaço físico, sendo os ministérios com responsabilidade direta na execução do Plano de Recuperação e Resiliência os primeiros a concentrar-se na atual sede da Caixa Geral de Depósitos, ficando sob coordenação da Presidência do Conselho de Ministros. Esta concentração deverá acontecer até ao final do ano 2022.

Conheça a lista completa divulgada pela Presidência da República

Primeiro-Ministro
ANTÓNIO LUÍS SANTOS DA COSTA

Ministra da Presidência
MARIANA GUIMARÃES VIEIRA DA SILVA

Ministro dos Negócios Estrangeiros
JOÃO TITTERINGTON GOMES CRAVINHO

Ministra da Defesa Nacional
MARIA HELENA CHAVES CARREIRAS

Ministro da Administração Interna
JOSÉ LUÍS PEREIRA CARNEIRO

Ministra da Justiça
CATARINA TERESA ROLA SARMENTO E CASTRO

Ministro das Finanças
FERNANDO MEDINA MACIEL ALMEIDA CORREIA

Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares
ANA CATARINA VEIGA DOS SANTOS MENDONÇA MENDES

Ministro da Economia e do Mar
ANTÓNIO JOSÉ DA COSTA SILVA

Ministro da Cultura
PEDRO ADÃO E SILVA CARDOSO PEREIRA

Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
ELVIRA MARIA CORREIA FORTUNATO

Ministro da Educação
JOÃO MIGUEL MARQUES DA COSTA

Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social
ANA MANUEL JERÓNIMO LOPES CORREIA MENDES GODINHO

Ministra da Saúde
MARTA ALEXANDRA FARTURA BRAGA TEMIDO DE ALMEIDA SIMÕES

Ministro do Ambiente e da Ação Climática
JOSÉ DUARTE PITEIRA RICA SILVESTRE CORDEIRO

Ministro das Infraestruturas e da Habitação
PEDRO NUNO DE OLIVEIRA SANTOS

Ministra da Coesão Territorial
ANA MARIA PEREIRA ABRUNHOSA TRIGUEIROS DE ARAGÃO

Ministra da Agricultura e da Alimentação
MARIA DO CÉU DE OLIVEIRA ANTUNES

A nomeação e posse do XXIII Governo Constitucional está prevista para a próxima semana, em data a confirmar depois da publicação do mapa oficial das eleições e da primeira reunião da Assembleia da República.

Nota da Redação: A notícia foi atualizada com mais informação. Última atualização 20h15