A norte-americana Christina Koch participou recentemente, com a colega Jessica Meir, no primeiro passeio espacial só de mulheres na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). Uns meses antes de se aventurar pelo vácuo espacial para substituir uma unidade de carga e descarga de baterias, a astronauta partilhou com o mundo uma das paisagens com as quais se deparou ao sobrevoar o nosso planeta.

De acordo com a Agência Espacial Norte Americana, a imagem é uma compilação dos mais de 400 fotogramas captados numa fotografia timelapse tirada pela astronauta numa viagem noturna da ISS sobre o continente africano, desde a Namíbia em direção ao Mar Vermelho.

A fotografia destaca-se pela vasta quantidade de luzes naturais e artificiais captadas. Para obter uma imagem timelapse com tanta atividade na terra seria necessária uma noite inteira. Já para Christina Koch bastaram 11 minutos.

Um dos elementos que mais se destaca na imagem são as linhas deixadas pelo movimento das estrelas, sendo que as que se encontram mais perto da ISS deixam um rasto mais curto, enquanto as mais afastadas apresentam uma “cauda” maior.

No que toca aos elementos captados na parte terrestre do nosso planeta é possível observar cidades, representadas por riscas brancas pontilhadas, assim como tempestades de relâmpagos, mostradas em vários pontos brancos fluorescentes.   As linhas cor-de-laranja no canto inferior esquerdo são incêndios que estavam ativos em Angola e no Congo na altura.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.