A Impulse Space e a Relativity Space, duas empresas espaciais norte-americanas, juntaram forças e anunciaram as suas ambições para lançar a primeira missão comercial a Marte já em 2024, tentando ultrapassar a SpaceX de Elon Musk na "corrida" ao Planeta Vermelho.

Em comunicado, as empresas explicam que planeiam utilizar um foguetão Terran R da Relativity Space, impresso a 3D e reutilizável, que dará “boleia” a um módulo espacial, que transportará um veículo, ambos desenvolvidos pela Impulse Space.

Uma vez na órbita de Marte, o módulo dará início ao processo de entrada na atmosfera do planeta, aterrando depois na sua superfície. Além do veículo marciano, o módulo terá capacidade para transportar outros tipos de cargas para a superfície de Marte de modo a apoiar investigações científicas.

Veja o vídeo

Por outro lado, a SpaceX ambiciona chegar ao Planeta Vermelho, o mais tardar, em 2026. Anteriormente, Elon Musk tinha já revelado que queria que a empresa espacial chegasse a Marte muito antes de 2030.

A SpaceX continua a desenvolver e a refinar os protótipos da Starship, a nave espacial que, um dia, poderá transportar humanos para Marte e que será também composta por um conjunto de propulsores reutilizáveis conhecido como Super Heavy.

Este mês a empresa sofreu um acidente com o Super Heavy, com os propulsores a explodirem inesperadamente durante um teste. O sucedido pode pôr em risco os planos para o primeiro voo orbital da Starship, que está previsto ainda para julho.

Recorde a explosão do Super Heavy

O próprio Elon Musk admitiu através do Twitter que o que aconteceu não era um bom sinal e que os dados estavam a ser avaliados. Para já, ainda se desconhecem as causas da explosão daquele que é o sétimo protótipo do Super Heavy.