O plano da NASA e ESA (Agência Espacial Europeia) para fazer com que as amostras de solo marciano recolhidas pelo rover Perseverance voltem à Terra já está traçado. O transporte das amostras vai acontecer em várias etapas e a ESA mostra agora num novo vídeo como o Sample Transfer Arm (STA) vai desempenhar um papel crucial para o sucesso da missão.

De acordo com a ESA, o STA é um braço robótico concebido para ser autónomo e robusto, sendo capaz de realizar um vasto conjunto de movimentos. Além de ser guiado por duas câmaras e vários sensores, o braço conta com uma espécie de “garra” desenhada para apanhar os tubos de amostras.

Veja o vídeo 

Como é possível observar no vídeo, o STA, que fará parte do veículo Sample Retrieval Lander, terá como missão recolher os tubos de amostras deixados pelo Perseverance no local designado perto da base da Cratera de Jezero.

Clique nas imagens para ver o Sample Transfer Arm

As amostras serão colocadas num compartimento do Mars Ascent Vehicle, transportado pelo Sample Retrieval Lander. O Mars Ascent Vehicle seguirá rumo ao Espaço onde lançará o conjunto de amostras na órbita marciana.

O Earth Return Obiter da ESA apanhará depois o contentor que contém as amostras e será responsável por trazê-lo de volta para a Terra. Se tudo correr como planeado, as amostras de solo marciano chegarão ao nosso planeta em 2033.

Veja como as amostras vão chegar à Terra