Para muitos, olhar para o céu e contemplar as estrelas à noite é para muitos um passatempo. No entanto, já se perguntou que mistérios se escondem nas paisagens noturnas do nosso planeta? Depois de a NASA ter saciado a curiosidade dos entusiastas da exploração espacial com um ebook com mais de 150 imagens da Terra à noite, a Estação Espacial Internacional (ISS) decidiu também partilhar no seu Twitter algumas fotografias que captou recentemente.

Entre elas, é possível encontrar diversas imagens das luzes que iluminam a noite de diversas cidades do mundo, desde as paisagens noturnas do Canadá, às da Coreia do Sul, passando ainda pelo Médio Oriente e Europa, captadas a cerca de 420 quilómetros de distância do nosso planeta. Além disso, a ISS captou também algumas fotografias do brilho da atmosfera terrestre, acompanhada de um “mar” quase infinito de estrelas, havendo ainda espaço para captar duas das fases da Lua.

Em outubro de 2019, a norte americana Christina Koch, a astronauta que bateu o recorde de mais tempo seguido passado a bordo da ISS, tinha já partilhado com o mundo uma das paisagens noturnas com as quais se deparou ao sobrevoar o nosso planeta.

Compilação das luzes noturnas na Terra captada pela ISS
Créditos: NASA
Em apenas 11 minutos NASA conseguiu captar todas as luzes que marcam a noite na Terra
Em apenas 11 minutos NASA conseguiu captar todas as luzes que marcam a noite na Terra
Ver artigo

De acordo com a Agência Espacial Norte Americana, a imagem é uma compilação dos mais de 400 fotogramas captados numa fotografia timelapse tirada pela astronauta numa viagem noturna da ISS sobre o continente africano, desde a Namíbia em direção ao Mar Vermelho. A fotografia destaca-se pela vasta quantidade de luzes naturais e artificiais captadas. Para obter uma imagem timelapse com tanta atividade na terra seria necessária uma noite inteira. Já para Christina Koch bastaram 11 minutos.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.