O European Rocketry Challenge (EuRoC), organizado pela Agência Espacial Portuguesa, está de regresso. A quarta edição da competição já arrancou e, este ano, decorre pela primeira vez em Constância, que vai passar a acolher o evento de dois em dois anos, alternando com Ponte de Sor, que o recebe desde a primeira edição.

Nesta competição, equipas de jovens universitários, vindos de vários países europeus, concebem e constroem mini-foguetões (também conhecidos como rockets ou foguetes), pondo-os à prova em lançamentos. Para pôr as coisas em perspectiva, pense, por exemplo, no foguetão Vega da Arianespace, mas numa escala muito mais pequena.

“Tem sido extraordinário ver a evolução deste evento, que começou em 2020 com apenas seis equipas”, conta Marta Gonçalves, Gestora de Projeto da Agência Espacial Portuguesa, em entrevista ao SAPO TEK.

Ao todo, na edição deste ano, o EuRoC aceitou 25 equipas, com 600 estudantes de 14 países. No entanto, como explica a responsável, apenas 19 estão neste momento em competição, porque “existem sempre algumas circunstâncias que fazem com que algumas equipas desistam”.

EuRoc 2023 estreia-se em Constância com foguetões de 22 equipas de estudantes europeus para lançar
EuRoc 2023 estreia-se em Constância com foguetões de 22 equipas de estudantes europeus para lançar
Ver artigo

Este ano há duas equipas portuguesas a participar na competição. “O grande impacto que se faz sentir é na ambição que o EuRoC tem dado às equipas portuguesas”, realça Marta Gonçalves.

A North Space, com alunos do ISEP (Instituto Superior de Engenharia do Porto), da Universidade de Aveiro e das Faculdade de Ciências e Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, estreia-se no EuRoC com o projeto SPATI-I.

Já a equipa RED (Rocket Experiment Division), do Instituto Superior Técnico, volta participar na competição, desta vez com o mini-foguetão Camões. No ano passado, a equipa conseguiu lançar e recuperar o rocket Baltasar com sucesso e chegou a ganhar o prémio pelo melhor motor sólido a altitude de 3 km.

Veja o vídeo para recordar o lançamento do mini-foguetão Baltasar 

A evolução no EuRoC passa também pela crescente procura por parte das equipas europeias que, segundo a Gestora de Projeto da Agência Espacial Portuguesa, apreciam não só a troca de experiências, mas também a proximidade a nível geográfico, sendo mais fácil lançar as suas criações em Portugal do que noutras competições mais longe, como nos Estados Unidos.

“Apesar desta ser uma competição de foguetes e que está ligada a esta parte do acesso ao Espaço, esta é principalmente uma atividade que promove a parte educacional e a formação dos estudantes”, afirma Marta Gonçalves.

A Agência Espacial Portuguesa é responsável pela implementação Estratégia Nacional para o Espaço (Portugal Espaço 2030), onde a formação, em particular dos jovens, e da criação de emprego também têm um papel relevante, a par do desenvolvimento geral da área.

“Nós acreditamos que o desenvolvimento da área não pode acontecer sem passar pela educação e pela promoção junto dos jovens”, enfatiza a responsável. Nas suas palavras, o EuRoC “tem sido crítico nessa vertente”, promovendo a troca de experiências e de conhecimento entre todas as equipas, com foco em particular nas portuguesas.

Quanto vale o sector espacial em Portugal e como vai criar mil novos empregos até 2030?
Quanto vale o sector espacial em Portugal e como vai criar mil novos empregos até 2030?
Ver artigo

Para lá dos jovens estudantes, o EuRoC é também relevante para as empresas “cada vez mais internacionais” que se associam à competição “que veem valor no evento e vêm à procura dos seus futuros recursos humanos”, afirma Marta Gonçalves.

A competição incentiva os jovens a colocarem em prática o que aprenderam em contexto de sala de aula, mas também a praticarem as suas soft skills, como a capacidade de comunicar eficientemente, de ultrapassar obstáculos e de trabalhar em equipa num ambiente quase profissional. “Tudo isto são mais valias num ambiente profissional e as empresas reconhecem isso”.

A quarta edição do EuRoC decorre até ao dia 16 de outubro. Como detalha Marta Gonçalves, a entrada ao paddock, o local onde se reúnem as equipas para a montagem e avaliações dos projetos, é aberta ao público e todos os interessados podem vir conhecer as equipas e as suas criações.

Clique nas imagens para recordar a edição de 2022 do EuRoC 

Nota de redação: A notícia foi atualizada com informação adicional sobre os mini-foguetões. (Última atualização: 18h28)