Depois de três voos sem problemas, a NASA não conseguiu fazer o helicóptero marciano voar pela quarta vez como estava planeado para esta quinta-feira. A cada novo teste o Ingenuity tem vindo a voar um pouco mais alto, e mais longe, e no último voo realizado, a 25 de abril, atingiu uma altitude de 5 metros e voou a uma velocidade de cerca de 2 metros por segundo, numa distância de cerca de 85 metros do Perseverance, o rover que continua a ser o seu ponto de referência na cratera Jazero, em Marte.
Para esta quinta-feira, previa-se um quarto voo, com início às 15h00 (hora de Lisboa), mas só no final da tarde a NASA receberia a confirmação do seu sucesso. O plano era levantar a uma altitude de 5 metros e percorrer cerca de 132 metros, dar a volta e regressar ao local original para aterrar. Mas infelizmente esse voo não chegou a realizar-se.
A agência espacial norte-americana adianta que houve um problema de software, o mesmo que fez adiar o primeiro voo do helicóptero marciano. O teste falhou devido à incapacidade de o computador de bordo do aparelho não ter conseguido compreender o comando de passar do modo pré-voo para o voo. Foi necessário reescrever o código e fazer a respetiva atualização de firmware.
Os cientistas explicaram que a atualização do software teria uma eficácia em 85% das tentativas, na transição para o modo voo. Por isso, a conclusão que chegaram é que esta última tentativa falhou nos restantes 15% que a transição não conseguiria ser feita.
Felizmente nada impede futuras tentativas de voo, e hoje será novamente tentado o seu quarto voo, visto que o helicóptero continua de boa saúde. O voo será realizado às 15h46 (hora de Lisboa), mas só três horas depois chegará a informação se foi um sucesso.
Se o quarto voo decorrer como planeado, a NASA vai puxar pelos limites do Ingenuity, a uma maior distância e maior velocidade, o que poderá ditar mesmo um incidente com o aparelho.
Relembre o terceiro voo do helicóptero marciano Ingenuity:
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Wayther: uma nova app de previsões meteorológicas detalhadas para otimizar viagens -
Site do dia
Tetr.io é uma versão competitiva de Tetris e os adversários não dão tréguas -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários