Astronautas europeus registaram desde 2003 mais de um milhão de fotos da Terra à noite com máquinas digitais para mostrar o real alcance da poluição luminosa causada pela excessiva iluminação pública.

Uma equipa de cientistas analisou as imagens ao longo do tempo e verificou um "claro aumento" da poluição luminosa nas cidades e uma mudança para emissões de luz mais brancas e azuis devido à introdução das lâmpadas com tecnologia LED, considerada mais eficiente, reporta hoje a Agência Espacial Europeia em comunicado.

"No final desta década, toda a Europa poderá emitir na tonalidade branca", assinalou, citado no comunicado, o astrofísico Alejandro Sánchez de Miguel, da Universidade Complutense de Madrid, em Espanha, que tem estudado os efeitos nocivos da poluição luminosa e publicou um artigo sobre o tema.

Mapa de risco revela o impacto da poluição luminosa nos parques naturais
Mapa de risco revela o impacto da poluição luminosa nos parques naturais
Ver artigo

Não obstante a necessidade de poupança de energia estar a levar os países a desligarem as luzes de edifícios mais cedo, os cientistas avisam que a poluição causada pela iluminação excessiva das ruas está a alterar o ciclo noturno de pessoas, animais e plantas e a impedir a observação do céu.

Portugal foi apontado como o pior país da Europa quanto à poluição luminosa e um grupo de cientistas quer mudanças. O grupo foi signatário de uma carta aberta endereçada ao governo, e que inclui ainda membros de associações ambientalistas, políticos, e ativistas de diversas áreas, defendendo que é necessária a tomada de medidas urgentes para reduzir os níveis de poluição luminosa em Portugal.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.