A Agência Espacial Europeia divulgou hoje os resultados preliminares do processo de candidatura que manteve aberto até ao passado dia 18 de junho, para reforçar a equipa de astronautas da agência. 

No total, a ESA recebeu 22.589 candidaturas. De Portugal chegaram 321, das quais 260 foram apresentadas por homens e outras 61 feitas por mulheres. França foi o país com maior número de candidaturas apresentadas, 7.137, seguida pela Alemanha, que conta com 3.700 candidatos. 

“Quando comparados com os valores de 2008 vemos que Portugal teve um acréscimo de mais de 50% no número de candidatos, o que é significativo, mas talvez o mais importante a reter seja o facto do número de mulheres portuguesas que querem ser astronautas ter duplicado, o que nos deixa muito satisfeitos”, destacou já Hugo Costa, diretor da Agência Espacial Portuguesa, a Portugal Space. O responsável também sublinha que o facto de Portugal ocupar o 11º lugar, no número de candidaturas apresentadas, pode ser um resultado "do crescimento das atividades espaciais em Portugal, o que aumenta a atração pelo sector", sendo também um reflexo da qualidade dos recursos humanos locais. 

A Agência Espacial Europeia, numa conferência de imprensa esta manhã, mostrou-se surpreendida com a adesão ao concurso, que representou um crescimento de 268% face ao número absoluto de candidaturas recebidas pela agência no seu último processo de seleção, em 2008. Os candidatos vêm dos 25 países com nacionalidades elegíveis. 

A ESA também sublinhou que no concurso deste ano o número de mulheres candidatas a astronautas disparou, tendo passado de 1.287, em 2008, para um total de 5.419 nesta edição de 2021, num crescimento de 421%. Por oposição, diminuiu o número de candidaturas masculinas, em 244%, para um total de 17.170. Entre os candidatos há também 257 pessoas com deficiência - quatro candidataram-se a partir de Portugal -, uma caraterística que a ESA procura em, pelo menos, um dos astronautas a selecionar no final do processo. 

As candidaturas estiveram abertas durante dois meses e meio. O processo de seleção prossegue agora até final do próximo ano, com várias fases. A primeira é a análise de documentos, seguem-se testes psicológicos e físicos, testes médicos e entrevistas. Os candidatos vão sendo notificados, no final de cada fase, para saberem se continuam para a fase seguinte.

Agência Espacial Europeia prepara recrutamento alargado de astronautas e quer mais mulheres a bordo
Agência Espacial Europeia prepara recrutamento alargado de astronautas e quer mais mulheres a bordo
Ver artigo

O contingente europeu de astronautas é neste momento composto por seis homens e uma mulher. As nacionalidades aqui representadas são a Dinamarca, Alemanha, França, Itália e Reino Unido. Agora a agência quer contratar entre quatro e seis pessoas, para integrar a equipa permanente de astronautas e até 20 para fazerem parte da reserva e integrar voos e projetos pontuais.

Os candidatos a astronautas devem ter um mestrado ou equivalente em matemática, engenharia, informática ou medicina, por exemplo, e ter três anos de experiência profissional. Devem saber inglês e uma segunda língua.

Nota de redação: A notícia foi atualizada com informação correta sobre o número de portugueses candidatos. A informação inicial da ESA não contabilizava as candidaturas a parastronautas e com declarações da Agência Espacial Portuguesa (Última atualização 11h30).