Quem está nas cadeiras da “primeira fila cósmica” para nos ver? Para quem seremos os alienígenas? As perguntas são de Lisa Kaltenegger, astrónoma, e estão respondidas num estudo recente, de que é coautora.
Partindo da análise de mais de 300 mil estrelas idênticas ao sol, num raio de 326 anos luz, os dados reunidos indicam que a Terra esteve ou poderá vir a estar no campo de visão de 2.034 sistemas estelares, na altura em que “cruza” a face do Sol e bloqueia a sua luz.
Mais precisamente, são 1.715 os sistemas estelares que podem ter avistado a Terra desde que a civilização humana floresceu há cerca de 5.000 anos, e mais 319 que podem vir a avistar o nosso planeta nos próximos 5.000 anos.
Os exoplanetas em redor destes “sóis” têm “assento na primeira fila” para ver se a Terra tem vida, alega-se na pesquisa publicada na revista Nature. “Do ponto de vista destes exoplanetas, nós somos os alienígenas”, aponta a coautora Lisa Kaltenegger, astrónoma e diretora do Instituto Carl Sagan na Universidade Cornell.
Lisa Kaltenegger e a astrofísica Jackie Faherty, do Museu Americano de História Natural, recorreram ao catálogo Gaia eDR3, da Agência Espacial Europeia, para determinarem quais as estrelas que puderam ver o trânsito da Terra pelo Sol e por quanto tempo.
Dos 2.034 sistemas estelares com a possibilidade de assistirem ao trânsito da Terra pelo Sol ao longo do período de 10.000 anos examinado, 117 objetos estão a cerca de 100 anos-luz do sol e 75 desses objetos estão suficientemente próximos para detetar transmissões de rádio feitas pelo homem.
Entre a amostra, há estão sete exoplanetas conhecidos, nomeadamente Ross-128, que viu a Terra transitar pelo Sol no passado, e Estrela de Teegarden e Trappist-1, com visão direta num espaço temporal de 29 e 1.642 anos.
Se houver vida nos planetas em redor destas estrelas, com pelo menos um nível de avanço tecnológico semelhante ao nosso, teoricamente são (ou serão) capazes de nos localizar, defendem as autoras do estudo.
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Pixelfed: Uma alternativa Open Source ao Instagram que devolve o controlo ao utilizador -
Site do dia
Do Falcon 9 ao Ariane 6: Flight Atlas mostra como evolui a indústria espacial com gráficos interativos -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários