Esta manhã, durante cerca de duas horas, a Lua vai alinhar-se parcialmente com o Sol, criando um eclipse solar parcial visível em todo o país. É a oportunidade perfeita para admirar o céu e aprender mais sobre o cosmos.

O “espetáculo” começa por volta das 09h36, atingindo o seu pico às 10h30 e terminando cerca das 11h29. Este fenómeno ocorre quando a Lua passa entre a Terra e o Sol, mas sem cobri-lo totalmente, numa espécie de “mordida”. O resultado? O Sol ganha a forma de um crescente luminoso, enquanto parte da sua luz é bloqueada.

Fim de semana traz novo espetáculo celeste com a Lua a “morder” o Sol num eclipse parcial
Fim de semana traz novo espetáculo celeste com a Lua a “morder” o Sol num eclipse parcial
Ver artigo

Por exemplo, em Lisboa cerca de 40% do Sol ficará coberto, enquanto nos Açores, o valor chega aos 58%, tornando-se a região onde o fenómeno será mais marcante.

Para garantir uma observação segura, é essencial usar óculos especiais para eclipses. Estes filtros protegem os olhos dos danos causados pela radiação solar, algo que os óculos de sol normais não conseguem fazer. Não arrisque olhar diretamente para o Sol, mesmo que esteja curioso.

Acompanhe a transmissão em direto do Royal Observatory de Greenwich

Existem ainda formas criativas e seguras de apreciar o eclipse, como criar um projetor Pinhole com materiais simples ou observar as sombras criadas pelas árvores, que ganham formas crescentes durante o fenómeno.

Embora aconteçam alguns eclipses por ano, nem todos podem ser vistos em Portugal, o que torna a fascinante dança celeste entre a Terra, a Lua e o Sol deste sábado ainda mais especial. Este é o mapa dos locais que vão poder observar o fenómeno

mapa eclipse 29 março 2025
mapa eclipse 29 março 2025 créditos: NASA
Eclipse parcial no sábado vai reduzir produção de energia solar em mais de 20%
Eclipse parcial no sábado vai reduzir produção de energia solar em mais de 20%
Ver artigo

Recorde-se que, há cerca de duas semanas foi a vez da Lua ser a principal "visada" num eclipse que, em alguns pontos do globo, foi total. Clique na galeria para ver algumas das imagens registadas na altura.

O eclipse solar parcial deste sábado é especial porque ocorre exatamente 19 anos depois de um parecido, igualmente visível em Portugal, seguindo o ciclo de Meton, que faz com que eclipses semelhantes se repitam quase no mesmo dia a cada 19 anos. O próximo grande eclipse visível em Portugal está “marcado” para 2026.