Além do Perseverance, o rover Curiosity da NASA continua a sua missão de exploração por terras marcianas. Ainda antes da conjunção solar que colocou temporariamente em pausa as comunicações entre Marte e a Terra, o rover conseguiu um novo conjunto de imagens que mostram a passagem do dia no Planeta Vermelho.

A NASA explica que as imagens foram captadas a 8 de novembro de 2023, no dia 4.002 da missão, através das câmaras Hazcam do rover, usadas habitualmente para detetar rochas, encostas ou outros potenciais perigos no caminho.

NASA | Rover Curiosity capta a passagem do dia em Marte NASA | Rover Curiosity capta a passagem do dia em Marte
créditos: NASA/JPL-Caltech

As instruções para captar as imagens foram das últimas a serem enviadas antes do início da conjunção solar. As atividades do rover foram reduzidas, mas a equipa aproveitou os últimos momentos para ver se o Curiosity conseguia captar algum fenómeno interessante que pudesse revelar mais sobre o tempo em Marte.

Segundo a NASA, os cientistas acabaram por não detectar fenómenos relevantes quando as imagens chegaram à Terra. No entanto, foi possível reuni-las para criar duas novas animações, numa espécie de timelapse do dia em Marte.

Na primeira das animações é possível observar Gediz Vallis, um vale no monte Sharp, localizado na cratera de Gale. Já a segunda animação, composta por imagens captadas pela câmara Hazcam traseira, mostra as encostas do monte Sharp e a superfície da cratera de Gale.

NASA | Rover Curiosity capta a passagem do dia em Marte NASA | Rover Curiosity capta a passagem do dia em Marte
créditos: NASA/JPL-Caltech

Recorde-se que as conjunções solares são um fenómeno que coloca a Terra e Marte em lados opostos do Sol, o que pode causar interferências nos sinais de rádio. A mais recente terminou no final de novembro do ano passado, após três semanas sem comunicações.

Clique nas imagens para ver algumas das fotografias captadas pelo Curiosity