Nos últimos anos houve um aumento no volume de imagens captadas pelo Hubble “estragadas” pelos satélites Starlink da SpaceX e outras empresas têm lançado em cada vez maior número. E o problema só tende a piorar nos próximos anos.

Se entre 2009 e 2020, a hipótese de encontrar o reflexo de um satélite em imagens do Hubble era de 3,7, em 2021 as probabilidades subiram para 5,9%, revela um estudo publicado recentemente na revista Nature Astronomy, assente na análise de mais de 100 mil imagens do Telescópio Espacial Hubble.

Clique nas imagens para mais pormenor

Os investigadores descobriram que 2,7% das imagens do Hubble com um tempo de exposição de 11 minutos foram "atravessadas" pelo reflexo de satélites, linhas longas e brilhantes que acabam por inutilizar essas imagens. A análise compreende dados de 2002 a 2021.

Dado o crescente número de lançamento de satélites artificiais planeados atualmente, é expectável que a percentagem de interferências nas imagens continue a aumentar na próxima década.

Por estes e outros motivos, a comunidade científica não tem visto com bons olhos o impacto da constelação de satélites que a SpaceX está a lançar, e que a Amazon se prepara para fazer.

O lixo espacial é um tema quente, numa altura em que o número de objetos no espaço atingiu níveis sem precedentes, também pela existência do risco de colisão de detritos, com a estação especial ou outros objetos.

O impacto negativo que resulta da exploração comercial do espaço para as atividades de investigação, tem igualmente sido cada vez mais discutido e levou até recentemente a uma parceria entre a SpaceX e a Fundação Nacional das Ciências dos Estados Unidos. Nos termos do acordo, a empresa vai levar a cabo algumas medidas para que a sua constelação de mais de 3.000 satélites interfira menos com a atividade de telescópios e radiotelescópios.

licença de operação da SpaceX vai permitir-lhe lançar para o espaço mais 7.500 satélites, mas a FCC está a analisar um pedido mais ambicioso. A empresa fundada por Elon Musk quer colocar no espaço 30.000 satélites de segunda geração da Starlink.

Entretanto, a Amazon conseguiu autorização do regulador das comunicações nos Estados Unidos (FCC), para começar a lançar a constelação de satélites que vai dar corpo ao Projeto Kuiper, um serviço de internet por satélite idêntico ao que já oferece a SpaceX, com a Starlink.

A autorização final da operação estava dependente da aprovação de um plano atualizado de mitigação dos detritos espaciais gerados pela atividade. Nos termos deste plano, a Amazon comprometeu-se a apresentar relatórios semestrais sobre o número de satélites lançados e a fiabilidade do processo de eliminação de detritos. A Amazon assumiu também o compromisso de retirar de órbita todos os satélites que lançar, terminado o prazo previsto de missão de cada um, que é de sete anos.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.