![Investigadores revelam que a Terra poderá ter uma nova “mini lua” temporária](/assets/img/blank.png)
Um pequeno ponto no céu está a intrigar os astrónomos do Catalina Sky Survey (CSS) nos Estados Unidos. Os investigadores da instituição gerida pela NASA afirmam que Terra poderá ter uma nova “mini lua” temporária.
De acordo com Kacper Wierzchos e Theodore Pruyne, os investigadores por trás da descoberta, a “mini lua” é um asteróide que está “preso” no campo gravitacional da Terra. O corpo espacial designado 2020 CD3 apresenta uma dimensão entre um e seis metros.
A descoberta do novo objeto espacial já foi confirmada pelo Minor Planet Center (MPC) da International Astronomical Union. O MPC afirma que o 2020 CD3 entrou em órbita em redor da Terra há três anos e, embora seja necessária mais investigação em relação ao objeto espacial, prevê que o asteróide volte seu rumo original em breve.
![Nova "mini-lua" temporária da Terra Nova "mini-lua" temporária da Terra](/assets/img/blank.png)
O 2020 CD3 não é o primeiro asteróide a ser capturado pelo campo gravitacional da Terra. Em 2006, os astrónomos do Catalina Sky Survey descobriram um corpo espacial semelhante. Segundo o MCP, o 2006 RH120 ficou em órbita em redor da Terra durante 18 meses entre 2006 e 2007.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Gemini 2: A pequena grande missão que abriu portas para a conquista da Lua -
Site do dia
28 dez 2024 09:48 Um esquilo entalado e uma águia perseguida: estas são as fotos mais cómicas de animais -
App do dia
O Duolingo do fitness chegou. Chama-se Impakt e quer mudar os seus treinos para melhor -
How to TEK
Google Maps pode ser transformado numa “máquina do tempo”. Veja como
Comentários