A sensibilidade infravermelha do James Webb, combinada com dados previamente recolhidos por outros telescópios, está a oferecer aos astrónomos uma compreensão mais abrangente do cenário ainda em expansão da Nebulosa do Caranguejo.

O telescópio espacial, que resulta da colaboração entre a NASA, a ESA e a CSA, examinou o remanescente de supernova, localizado a 6.500 anos-luz da Terra, na constelação de Touro, e revelou novos detalhes sobre a incrível explosão estelar registada em 1054 por astrónomos japoneses e chineses.

O evento energético é um dos mais bem estudados do seu género, mas continua a atrair atenção e a reunir estudos adicionais, uma vez que muitas perguntas sobre as condições, o comportamento e os efeitos posteriores das supernovas permanecem sem resposta.

Nova descoberta revela segredos da criação de elementos químicos no Universo. James Webb ajudou
Nova descoberta revela segredos da criação de elementos químicos no Universo. James Webb ajudou
Ver artigo

O uso dos instrumentos NIRCam e o MIRI do James Webb permitiram agora ver novos detalhes da Nebulosa Caranguejo difíceis de observar noutras faixas de luz, nomeadamente a primeira representação completa da distribuição de poeira.

Outro pormenor notável captado é o que os cientistas chamam de “emissão de sincrotrão”, um fenómeno causado pelo pulsar no centro do Nebulosa Caranguejo. O pulsar é uma estrela de neutrões que gira rapidamente e cria campos magnéticos fortes que aceleram partículas a altas velocidades, fazendo com que emitam radiação, explica a ESA.

O supertelescópio traçou a localização do pulsar e revelou como essa radiação de sincrotrão se estende pelo interior da Nebulosa do Caranguejo, oferecendo detalhes sobre a estrutura e a dinâmica da nebulosa.

Na observação infravermelha feita pelo James Webb, uma estrutura nítida, semelhante a uma gaiola, de filamentos vermelho-alaranjados e nós de poeira circunda a área central do objeto. No entanto, alguns aspetos do funcionamento interno da Nebulosa do Caranguejo tornam-se mais proeminentes e aumentam em detalhes na luz infravermelha.

Veja esta e outras imagens já captadas pelo James Webb

A busca por respostas sobre o passado da Nebulosa do Caranguejo vai continuar à medida que os astrónomos analisam mais detalhadamente os dados registados pelo James Webb e consultam observações anteriores da nebulosa obtidas por outros telescópios.

Os cientistas receberão ainda mais dados num futuro próximo, assim que o Hubble recriar as imagens do remanescente da supernova. Esta será a primeira observação do Hubble sobre a Nebulosa do Caranguejo em mais de 20 anos e permitirá aos astrónomos compararem com mais precisão as descobertas feitas pelos dois telescópios.