Chama-se Martin Rees é “Astronomer Royal”, um título mantido por alguns dos cientistas mais proeminentes da Grã-Bretanha, e está a gerar algum burburinho pela tomada de posição quanto ao futuro da exploração do Espaço.

Durante o podcast Lord Speaker’s Corner, que apresenta membros da câmara alta do parlamento britânico, Martin Rees afirmou que enviar pessoas para o Espaço “é um desperdício de dinheiro público” quando os robots podem fazer o trabalho com a mesma eficácia.

“Estou cético quanto à ideia de que um voo espacial humano valha a pena”, disse Martin Rees no podcast, citado pela Reuters. “As viagens espaciais deveriam ser pagas de forma privada e não pelo contribuinte”.

O astrónomo considera que essa parte da exploração espacial deveria ser deixada para os bilionários e aqueles que estão dispostos a pagar pelas viagens.

O astrónomo partilhou ainda, durante o podcast, que não concorda com a ambição de Elon Musk de colonizar Marte, mas elogiou as conquistas do empresário, tanto na área dos foguetões como no setor automóvel, com os carros elétricos.

“[Elon Musk] fez um trabalho muito melhor do que os grandes grupos que trabalhavam para a NASA na produção de foguetões eficientes, que podem ser reutilizados, e isso tornará mais barato os envios para o espaço”, sublinhou.

"Astronomer Royal" é, atualmente, um título em grande parte honorário. Foi criado pelo rei Carlos II em 1675 para aconselhar o monarca e já foi mantido por alguns dos cientistas mais proeminentes da Grã-Bretanha.

Sobre a capacidade de os robots substituírem os humanos na maior parte das tarefas espaciais pode não haver dúvidas, mas quanto à possibilidade de "olharem" para a Terra e para o cosmos de forma "apaixonada", como têm feito muitos astronautas já há mais dúvidas.

Há vinte anos, foi uma máquina em Marte a fazer história ao registar a primeira imagem da Terra a partir da superfície de outro planeta, mas no grupo das mais icónicas também é possível encontrar a famosa fotografia do “nascer” da Terra, tirada durante a primeira órbita da tripulação da missão Apollo 8 em redor da Lua, ou a popular “Blue Marble”, tirada pelos astronautas da Apollo 17, a caminho da Lua em 1972.

Clique na galeria para ver algumas destas imagens com detalhe

A ISS oferece uma vista privilegiada da Terra, sobretudo da sua cúpula panorâmica, e tem sido aproveitada por muitos astronautas para captar o planeta azul desta perspetiva aérea, oferecendo paisagens de cortar a respiração. O francês Thomas Pesquet revelou-se um dos mais entusiasmados e habilidosos fotógrafos a bordo da estação.

Recorde algumas das melhores imagens já registadas pelo astronauta da ESA