Esta segunda-feira o planeta Mercúrio vai passar entre a Terra e o Sol. O fenómeno é raro e, desde 1631, ano em que começou a ser observado, só aconteceu 37 vezes. A última foi em maio de 2016.
Hoje há nova oportunidade, entre as 12h35 e as 18h03. Se não for esta segunda-feira, a próxima só acontece a 13 de novembro de 2032, ou seja, daqui a 13 anos.
As nuvens que ocupam grande parte do céu, pelo menos em Portugal continental, podem dificultar a visualização. De qualquer forma, se o verão de São Martinho der um ar de sua graça, saiba que não deve olhar diretamente para o sol, já que pode danificar seriamente a sua visão.
No caso deste fenómeno - em que o uso de óculos solares não se aplica dado que Mercúrio vai ser apenas um ponto minímo face ao Sol -, o Observatório Astronómico de Lisboa aconselha a utilização de métodos de projeção e deixa exemplos.
Se vive nos Açores ou próximo de Coimbra, saiba que tanto o OASA como o Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra vão acompanhar o fenómeno, abrindo as suas portas.
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Superfluent ajuda quem já domina o "bê-a-bá" a falar uma nova língua com mais confiança -
Site do dia
Airloom: Acompanhe voos em tempo real numa experiência 3D imersiva -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários