Anne McClain, Oleg Kononenko e David Saint-Jacques, que quebrou o recorde de tempo no espaço que pertencia a um outro canadiano, pousaram no Cazaquistão às 08h47, 03h47 em Lisboa. O regresso foi sem incidentes, ao contrário da partida para a Estação Espacial Internacional, quando um incidente levou à explosão da nave espacial Soyuz forçando os astronautas russo Alexey Ovchinin e o norte-americano Nick Hague a uma aterragem de emergência.

Este foi o primeiro desta magnitude na história da Rússia pós-soviética e foi um golpe duro para a indústria espacial do país, apesar dos dois homens terem escapado sem problemas.

Veja o vídeo do incidente com o foguetão Soyuz no momento da falha
Veja o vídeo do incidente com o foguetão Soyuz no momento da falha
Ver artigo

Antes da partida para o espaço, Anne McClain, Oleg Kononenko e David Saint-Jacques estavam otimistas e o tom não mudou durante o tempo a bordo da estação orbital, um dos últimos exemplos de cooperação ativa entre Moscovo e países ocidentais.

"Uma bela noite sobre a África para minha última noite na ISS", observou na rede social Twitter Anne McClain, de 40 anos, que fez duas saídas espaciais durante esta primeira missão.

Enquanto a ISS dava a volta à Terra em cerca de 90 minutos, o seu colega David Saint-Jacques, de 49 anos, foi capaz de maravilhar-se uma última vez com a visão do Canadá antes de voltar para casa: "BC British Columbia] e Nunavik ... vou ter saudades dessas grandes paisagens canadianas!", escreveu também na rede social o astronauta da Agência Espacial Canadiana (CSA).

David Saint-Jacques, que também realizou a sua primeira missão, ultrapassou o tempo recorde no espaço detido por outro canadiano: ficou na Estação Espacial 204 dias, contra 187 cumpridos pelo compatriota Robert Thirsk.