A missão com a colaboração da NASA vai tentar novamente "pisar" a Lua, uma missão que foi entregue ao módulo Nova-C, construído pela Intuitive Machines e colocado no espaço pela SpaceX no dia 15 de fevereiro, depois de uma primeira data falhada no Dia dos Namorados. 

A inserção na órbita lunar está prevista para dia 21 de fevereiro, com a primeira oportunidade de atingir o solo lunar na tarde de dia 22, contado com o uso horário dos Estados Unidos, numa hora ainda a definir.

O entusiasmo pela missão é grande e a equipa da Intuitive Machines tem vindo a partilhar informação e imagens, entre as quais se contam algumas fotografias, e selfies, do momento em que o módulo se desligou do foguetão Falcon 9 da SpaceX, deixando para trás o planeta Terra.

Veja as imagens

Com 4,3 metros de altura - aproximadamente o tamanho de uma girafa -, o módulo de pouso tem capacidade para transportar cerca de 130 kg de carga. Nesta missão para a NASA, leva  instrumentos para experiências científicas e testes tecnológicos na superfície lunar, tendo em vista o trabalho das tripulações das futuras missões Artemis na Lua.

Caso chegue ao destino, o Nova-C será o primeiro módulo privado a chegar à Lua. A primeira tentativa aconteceu no mês passado, com o lançamento do Peregrine One, que teve o impulso do novo foguetão Vulcan Centaur, da United Launch Alliance, mas que em poucas horas começou a perder energia.

Recorde o lançamento do Peregrine na galeria de imagens

Embora os engenheiros da Astrobotic tenham tentado salvar a missão, o Peregrine não conseguiu navegar em direção ao satélite natural e, dez dias após o lançamento, incendiou-se ao entrar na atmosfera terrestre.

O desejo da NASA de alcançar a superfície lunar e ter a sua primeira nave a pousar na Lua desde 1972, quando foi concluído o programa Apollo, ficou assim adiado para esta nova missão IM-1.

Agora resta esperar para ver se será desta que uma missão privada consegue instalar-se em solo lunar e abrir a porta a uma nova era de conquista da Lua pela humanidade.