A NASA não tem tempo suficiente este ano para concluir os testes necessários antes do lançamento, especialmente para verificar se o software funcionará corretamente em voo, disse a agência espacial sediada em Washington, nos Estados Unidos, num comunicado.

O asteroide Psyche foi selecionado em 2017 como parte do programa Discovery da NASA, uma missão de baixo custo que usa Marte como “assistência gravitacional no caminho”, o que requer uma precisão extrema. “A decisão de adiar a missão (cujo período de lançamento termina em 11 de outubro) não foi fácil, mas é certa”, adiantou a chefe do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, a cientista Laurei Leshin.

NASA prepara-se para explorar “mundo desconhecido” com missão Psyche
NASA prepara-se para explorar “mundo desconhecido” com missão Psyche
Ver artigo

O lançamento da nave possibilitaria que chegasse ao Psyche em 2026, o maior asteroide metálico do sistema solar, que é rico em ferro e níquel e possivelmente com ouro no centro e novos metais. A NASA apontou que existem possíveis períodos de lançamento em 2023 e 2024, mas as posições orbitais relativas de Psyche e da Terra determinam que a nave não chegaria ao asteroide antes de 2029 e 2030, respetivamente.

Agora, uma equipa de avaliação independente vai analisar as opções possíveis e os próximos passos, incluindo os custos estimados. “A NASA leva muito a sério os seus compromissos de custo e cronograma de projetos e programas”, sublinhou o diretor da divisão científica da NASA, Thomas Zurbuchen.

Veja na galeria imagens da missão:

Thomas Zurbuchen observou que todas as opções para a missão estão a ser avaliadas no contexto do Programa Discovery e que “uma decisão sobre o caminho a seguir será tomada nos próximos meses”. O problema de compatibilidade do sistema com os simuladores do banco de testes do software foi detetado no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, na Califórnia.

Esta complicação “foi identificada e corrigida”, mas, no entanto, “não há tempo suficiente para concluir uma verificação completa do software para o lançamento este ano”. O software de navegação e orientação de voo da nave é responsável pelo seu controlo e por enviar dados e receber ordens da Terra.

NASA já tem data marcada para próximas missões de exploração das origens do Sistema Solar
NASA já tem data marcada para próximas missões de exploração das origens do Sistema Solar
Ver artigo

Também fornece informações de trajetória para o sistema de propulsão elétrica solar da nave, que começa a operar 70 dias após o lançamento, explicou Thomas Zurbuchen. Os custos totais da missão Psyche, incluindo o foguetão, são de 985 milhões de dólares (933 milhões de euros).

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.