Pode não significar a visita de extraterrestres à Terra, mas os fenómenos de avistamento de objetos voadores não identificados (OVNI) são registados há muitas décadas. A NASA anunciou a composição de uma equipa, composta por 16 especialistas, para estudar estes fenómenos, sempre que haja avistamentos. Trata-se de uma equipa independentemente que se vai focar a estudar os OVNIs e que começa hoje oficialmente as suas operações.

“Observações de eventos no céu que não possam ser identificados como aparelhos voadores ou fenómenos naturais conhecidos passam a ser categorizados como UAP (Unidentified Aerial Phenomena). A equipa vai realizar um estudo durante os próximos nove meses, para construir os alicerces para futuras investigações assente em dados para a NASA e outras organizações. A função da equipa é identificar como os dados recolhidos pelas entidades governamentais civis, dados comerciais e de outras fontes podem ser potencialmente utilizados em análises de UAP. Vai ser estabelecido a recomendação de um roadmap para potenciais analises de dados a ser utilizado pela agência a partir de agora.

A NASA salienta que o estudo vai ser focado apenas em dados desclassificados e prevê apresentar o resultado das descobertas da equipa aberto ao público em meados de 2023. “Explorar o desconhecido no espaço e na atmosfera está no coração daquilo que somos na NASA”, disse Thomas Zurbuchen, da agência espacial dos Estados Unidos. Acrescenta que compreender os dados que existem à nossa volta sobre fenómenos aéreos não identificados é crítico para desenhar conclusões científicas sobre o que se passa no céu. “Os dados são a linguagem dos cientistas que fazem do inexplicável, explicável”, salienta.

Seja por questões de segurança nacional ou tornar os céus mais seguros, o estudo alinha-se com os objetivos da NASA que é garantir a segurança dos aparelhos voadores.

A equipa independente para conduzir o estudo é liderada por David Spergel, presidente da Simons Foundation e terá à sua responsabilidade cientistas de liderança mundial, especialistas em dados e inteligência artificial, de segurança de aeronáutica, professor de dados científicos e computacionais, especialistas em física e astrofísica, oceanógrafos, entre outras áreas científicas. A lista completa pode ser consultada no blog da NASA.

Embora o estudo possa parecer assunto de filme de ficção científica, a NASA tem outros programas de investigação ativa de origem de vida, evolução e distribuição fora da Terra, tal como o estudo da água de Marte às sondas que procuram pesquisar mundos oceânicos em Titã e Europa.  Os caçadores de planetas TESS e Hubble procuram mundos habitáveis, ao passo que o supertelescópio espacial James Webb tenta registar bioassinaturas em atmosferas em torno de outros planetas, tais como oxigénio e dióxido de carbono.