A galáxia OJ 287, que fica a uma distância de 3,5 mil milhões de anos-luz da Terra, é composta por dois buracos negros, que a NASA descreve como que a “dançarem” entre si. A cada 12 anos chocam, gerando uma explosão de luz visível do nosso planeta, que segundo os cientistas, equivale à radiação de um bilião de estrelas.

Como refere a NASA no seu blog, o fenómeno foi registado pelo telescópio Spitzer, explicando que o buraco negro principal é supermassivo, estando localizado no centro da galáxia. Este é 18 mil milhões de vezes mais massivo que o Sol, sendo um dos maiores que a agência espacial alguma vez detetou. O seu “companheiro” é um buraco negro mais “pequeno”, mas ainda assim, 150 milhões de vezes mais massivo que o Sol.

No vídeo pode ver uma simulação que a NASA criou para explicar o fenómeno.

A NASA compara os buracos negros a uma dança porque estes não estão parados no espaço, mas sim com movimentos bastante ativos. Mas sendo negros, estes não podem ser observados diretamente, o que dificulta o seu estudo. No entanto, como referido, por duas vezes a cada 12 anos, o pequeno buraco negro choca contra o gigantesco disco de gás que envolve o maior. Por ter uma orbita irregular de 12 anos, os buracos negros colidem em diferentes alturas do seu ciclo.

Esse choque cria um flash de luz ainda mais brilhante que toda a Via Láctea, demorando 3,5 mil milhões de anos a chegar à Terra. A NASA explica que, quando ocorre o choque, são criadas duas nuvens de gás quente que se movem do disco em direções opostas. Em menos de 48 horas, o brilho do sistema parece quadruplicar de intensidade.

Por ser um fenómeno que ocorre de 12 em 12 anos, é difícil de registar a sua previsão, mas recentemente um grupo de cientistas realizou um estudo que afirma que o último choque aconteceu no dia 31 de julho de 2019, captado pelo telescópio Spitzer. Foi um dos últimos registos do telescópio antes da sua reforma em janeiro.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.