Realizado na última quinta-feira, o 72º voo do Ingenuity seria breve e na vertical, com o objetivo de testar os sistemas do helicóptero. Tudo correu bem no início, com a descolagem e o ganho de cerca de 12 metros de altitude, mas acabou de forma menos positiva.

Durante a descida, o Ingenuity e o Perseverance pararam de comunicar entre si, o que por sua vez levou a que a transmissão de dados entre a Terra e a aeronave também terminasse.

"A equipa do Ingenuity está a analisar os dados disponíveis e a considerar os próximos passos para restabelecer a comunicação com o helicóptero", referia um post do JPL no X (Twitter).

Quaisquer receios de que a situação fosse incontornável ficaram respondidos passadas 48 horas, com a NASA a anunciar que tinha recuperado o contacto com o helicóptero no sábado.

Desde a primeira viagem nos céus do Planeta Vermelho, em abril de 2021o Ingenuity já superou em muito a sua missão original de demonstração de tecnologia, que previa até cinco voos, no máximo.

Entre os marcos históricos do Ingenuity alcançados em Marte está a realização do primeiro voo controlado e motorizado noutro planeta, um feito que tem sido comparado ao momento dos "Irmãos Wright" na aviação.

Esta não foi a primeira vez que o pequeno helicóptero marciano teve problemas. Apesar de ser bem-sucedido na maior parte das vezes, nem todos os voos são perfeitos. Por exemplo, o 53º voo acabou por terminar mais cedo do que o esperado, aos 74 segundos dos 136 segundos previstos.

No voo exatamente anterior (o 52º), a equipa responsável pela missão apanhou um susto, ao perder contacto com o helicóptero durante a aterragem. A NASA só voltou “a falar” com o Ingenuity 63 dias depois.

Quanto ao voo 72, a equipa do JPL diz estar de momento a analisar os dados para entender o que causou a falha súbita de comunicação.

Refira-se que o Ingenuity acumulou até à data um total de 128,3 minutos de voo, cobrindo uma distância de 17 quilómetros e atingindo altitudes de até 24 metros.