
Já se perdeu as contas das vezes que a NASA adiou o lançamento da missão Artemis I, ou melhor, a estreia do foguetão Space Launch System (SLS) no seu primeiro teste de voo. E a próxima data prevista também está marcada para o próximo dia 14 de novembro. A agência espacial norte-americana revelou agora que depois das tentativas falhadas durante o dia, a próxima tentativa de lançamento será realizada de noite.
A última tentativa foi cancelada devido ao furacão Ian, obrigando a resguardar o foguetão na base. A NASA anunciou depois que não houve muito impacto no equipamento, não sendo necessário muito trabalho de manutenção para o colocar novamente operacional.
Veja na galeria imagens de anteriores tentativas de lançamento:
A próxima tentativa terá uma janela de lançamento de 69 minutos, e inicialmente deveria começar às 5h07 (hora de Lisboa). Com a mudança para um lançamento noturno ainda não foi confirmada a hora. No entanto, como plano secundário, caso volte a falhar a data, a NASA já reservou os dias 16 e 19 de novembro como novas oportunidades para o lançamento do SLS.
Segundo as declarações de fonte oficial da NASA ao The Verge, era preferida a visibilidade à luz do dia, mas as equipas têm confiança que o voo noturno pode ser feito, com todas as questões de segurança garantidas. No entanto, também considera que o espetáculo do lançamento para quem assiste não será tão bom, mas ainda assim deverá haver um efeito giro. A NASA conta com as suas câmaras de infravermelhos, mas também as convencionais que serão iluminadas com os disparos do motor, para guardar os momentos do lançamento.
Se tudo correr como planeado e o foguetão levantar voo no dia 14 de novembro, a missão vai durar cerca de 25 dias e meio, esperando-se o regresso no dia 9 de dezembro, terminando com um mergulho no Oceano Pacífico. A Artemis I é uma missão não tripulada e pretende testar os sistemas tecnológicos do programa. Em vez de astronautas, a cápsula Orion vai transportar três manequins de teste.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Dynasty Warriors: Origins tem ação massiva com milhares de soldados no ecrã -
Site do dia
Faz download de muitas imagens de websites? A extensão PicturePicker dá uma ajuda -
App do dia
Quantiq Zenbox é uma aplicação de exercícios de respiração assistido por inteligência artificial -
How to TEK
Google Maps pode ser transformado numa “máquina do tempo”. Veja como
Comentários