
Thomas Pesquet continua ativo nas redes sociais - mais propriamente no Twitter - e, pelo meio das sempre agradáveis de ver fotos da Terra tiradas do espaço, desta vez decidiu partilhar um vídeo.
Diretamente da cozinha da Estação Espacial Internacional (ISS), o astronauta francês demonstra a sua felicidade por ter recebido um carregamento especial de comida: pratos confecionados por chefs premiados, como é o caso de Thierry Marx e de Alain Ducasse.
Naquilo que pode quase ser encarado como um autêntico unpacked, Thomas Pesquet descreve, na sua língua natal, procedimentos de “confeção” e enumera algumas das iguarias enviadas, entre elas latas de “party food”, chamada assim por ser normalmente consumida ao fim de semana, em que toda a equipa se junta para as refeições, ou em datas especiais.
Bolo de chocolate, mil folhas de batata, crepes Suzette ou bife bourguignon são alguns dos pratos especiais destacados durante o vídeo.
Consta que Thomas Pesquet terá “encomendado” umas quantas iguarias a Thierry Marx antes da sua partida para a ISS, em abril último, e que o chef premiado com estrelas Michelin aproveitou a oportunidade para trabalhar em conjunto com o investigador na área da físico-química Raphaël Haumont no desenvolvimento de versões dos seus melhores pratos especialmente adaptados à gravidade zero.
O chef diz ter estado atento ao teor de sal, gordura e açúcar na confeção dos pratos, salientando que os astronautas, com as suas missões de longa duração, devem ser encarados como desportistas de alto nível, referiu numa entrevista dada no início do ano.
Refira-se que esta não é a primeira vez que o astronauta da Agência Espacial Europeia e os seus colegas comem pratos preparados por chefes de cozinha de renome. Em 2016, além de Thierry Marx e Alain Ducasse, a lista incluiu também Davide Scabin ou Heston Blumenthal, que criaram um menu de 16 refeições onde se incluía, por exemplo, lagosta da Bretanha, crepes Suzette ou bife Bourguignon.
Acrescente-se que depois do vídeo, Thomas Pesquet já teve oportunidade para publicar mais das suas habituais fotos. Veja as mais recentes na galeria de imagens.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Dynasty Warriors: Origins tem ação massiva com milhares de soldados no ecrã -
Site do dia
Faz download de muitas imagens de websites? A extensão PicturePicker dá uma ajuda -
App do dia
Quantiq Zenbox é uma aplicação de exercícios de respiração assistido por inteligência artificial -
How to TEK
Google Maps pode ser transformado numa “máquina do tempo”. Veja como
Comentários