Frank Rubio, o astronauta da NASA que, recentemente, bateu um novo recorde de permanência no Espaço a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS), regressa hoje a casa à “boleia” de uma nave Soyuz MS-23.

Além do astronauta norte-americano, regressam também dois cosmonautas russos, Sergey Prokopyev e Dmitri Petelin. A nave Soyuz MS-23 desacoplou da ISS hoje, pelas 08h55 de Lisboa, e espera-se que volte à Terra, aterrando no Cazaquistão, por volta das 12h17 de Lisboa.

Clique nas imagens para ver com mais detalhe

Durante a partida, acompanhada pela NASA numa transmissão online, Frank Rubio deu a conhecer que abraçar a sua esposa e filhos é uma das coisas pelas quais mais espera assim que regressar a casa.

Ao todo, Frank Rubio passou 371 dias no Espaço, ultrapassado o anterior recorde estabelecido por Mark Vande Hei. Recorde-se que o astronauta chegou à ISS, após uma viagem a bordo da Soyuz MS-22, a 21 de setembro de 2022, tendo assistido à chegada e partida de várias tripulações, como a Crew-7.

Inicialmente estava previsto que o astronauta passasse apenas seis meses a bordo da ISS. No entanto, em dezembro do ano passado, uma fuga na nave Soyuz MS-22, que tinha sido responsável por transportar Frank Rubio, Sergey Prokopyev e Dmitri Petelin, acabou por mudar os planos.

Rússia envia nave espacial Soyuz substituta para resgatar tripulação da ISS   
Rússia envia nave espacial Soyuz substituta para resgatar tripulação da ISS   
Ver artigo

A nave russa substituta só chegou em fevereiro e o conjunto de astronautas teve de ficar durante mais seis meses na ISS. Já em março, a nave Soyuz MS-22 regressou à Terra, sem tripulação.

Com a sua estadia mais prolongada do que o previsto na ISS, Frank Rubio vai ajudar os cientistas a perceberem como o corpo humano reage à microgravidade por longos períodos, contribuindo para a recolha de informação para futuras missões.

Recorde a passagem de "testemunho" entre Frank Rubio e Mark Vande Hei