Passaram cinco anos desde a viagem inaugural do Falcon Heavy da SpaceX ao espaço, naquele que seria o primeiro passo para preparar futuras missões espaciais tripuladas, que daqui por algum tempo hão-de levar o Homem de volta à Lua, ou pela primeira vez a Marte.

Nesta viagem histórica, para a SpaceX e para a Humanidade, havia um passageiro muito especial, num transporte igualmente especial, para quem vai passar uns anos no espaço. Starman foi o nome dado ao manequim colocado ao volante de um Tesla Roadster, que apanhou boleia com o foguetão Falcon Heavy, para se fazer ao caminho e abraçar a sua própria missão espacial: entrar numa órbita heliocêntrica, à volta do sol.

Cinco anos depois - o aniversário assinalou-se esta segunda-feira, 6 de fevereiro - onde estará o descapotável vermelho que pertenceu a Elon Musk e o seu passageiro? Dupla que deixou a Terra ao som de David Bowie, que pode já ter passado meio milhão de vezes, se a bateria ainda aguentar.

Os detalhes sobre a viagem estão disponíveis no site Where is Roadster, criado por um engenheiro apaixonado pelo espaço, chamado Ben Pearson, que quis contribuir para manter o entusiasmo em torno da experiência, criando uma forma fácil de acompanhá-la.

Veja as imagens

A informação atualizada ao segundo, indica que Starman segue no seu Roadster, à hora em que esta notícia foi escrita, a mais de 327 milhões de quilómetros da Terra, movendo-se em direção ao planeta azul a uma velocidade de 10 Km/h. De Marte, a distância atual é de quase 451 milhões de quilómetros. Do Sol distam quase 20 milhões de quilómetros.

Já foram percorridos mais de 4.000 milhões de quilómetros nas 3.279 voltas ao Sol já acumuladas, a uma velocidade média de 83 km/h, o suficiente para percorrer todas as estradas da Terra mais de 63 vezes. A órbita de Marte já foi atravessada por quatro vezes, numa jornada que se renova a cada 557 dias, tempo necessário para completar uma volta ao Sol.

Pelo site fica também a saber-se que, se existissem oficinas no espaço, e o Roadster precisasse de uma reparação ou manutenção, já não estava coberta pela garantia de 36 mil milhas do veículo. Esta garantia já foi excedida em mais de 70 mil vezes.

A possibilidade de no futuro o Roadster sair de órbita e embater na Terra existe mas é altamente remota, os cientistas que calcularam a possibilidade concluíram que, a acontecer, terá lugar daqui a milhões de anos e, ainda assim, com uma probabilidade de 6%, refere a News.com. Segundo a mesma fonte, até um encontro mais estreito com a Terra só está previsto para 2091 e ainda assim a uma distância de alguns milhares de quilómetros.