A Comissária Europeia Mariya Gabriel encontra-se em Portugal a propósito da Cimeira Social que está a decorrer no Porto, e este sábado, dia 8 de maio, serão apresentados três novos desenvolvimentos tecnológicos e capacidade científica nacional na cidade Invicta. Mariya Gabriel vai visitar diferentes instituições científicas e de engenharia, acompanhada pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, no Porto e em Matosinhos, reunindo-se com cientistas, empreendedores e empresários.

A primeira paragem, às 9h30, é no Centro AICOS da Fraunhofer-Portugal, onde vai ser apresentada uma nova geração de sistemas ciber-físicos e de inteligência artificial orientados para apoiar a decisão médica e o desenvolvimento de tecnologias industriais. É referido que os investigadores do AICOS estão a desenvolver uma plataforma modular para apoiar a certificação de aplicações de Inteligência Artificial sustentada numa estrutura de blockchain. Esta permite rastrear os dados que foram utilizados para treinar os algoritmos até à versão exata do modelo que é utilizado em cada decisão.

Centro AICOS

As suas aplicações práticas destinam-se à saúde e medicina, nomeadamente o diagnóstico do cancro do colo do útero, bem como em soluções que assegurem o bem-estar (físico e mental) do trabalhador da indústria no seu ambiente de trabalho.

Às 10h30 a Comissária Europeia para no CEiiA (Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto) para conhecer os novos sistemas de Observação da Terra de média e muito alta resolução com base nos satélites recentemente adquiridos pela GEOSAT. Será apresentada a sua evolução para uma nova constelação de satélites orientada para a observação marítima, a Constelação Atlântica.

tek Constelação Atlântica

A Constelação Atlântica incluirá até 2025 a Constelação Atlântica Standard, com base em 16 pequenos satélites (20 kg) fornecendo a aquisição de dados em resolução muito elevada com uma revisão diária.

Por fim, às 11h30, ainda no CEiiA em Matosinhos, o INL vai apresentar o plano nacional de produção de células inovadoras de lítio para baterias. O projeto foca-se em desenvolver células de lítio do estado sólido para uma nova geração de baterias. Vai ser ainda discutido as oportunidades e desafios científicos e empresariais para cluster nacional Battery Alliance para produzir e industrializar em Portugal de células de lítio com potencial de utilização pela indústria automóvel europeia.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.