Depois de um primeiro voo de teste com dois astronautas, executado com sucesso, a primeira missão oficial tripulada da Crew Dragon está pronta para partir para a Estação Espacial Internacional (ISS na sigla em inglês) em mais um passo que marca o início de uma nova era de voos tripulados regulares a partir de território norte-americano. Estava tudo preparado para o lançamento ontem, às 19h49 locais (o que corresponde às 00h49 em Portugal Continental), mas ainda na sexta feira a NASA avisou que os ventos fortes iam obrigar a adiar a partida da missão.
O reagendamento foi feito, para a janela de lançamento seguinte, e agora está tudo a ser preparado para que a Crew-1 parta às 19h27 de Cabo Canaveral, 00h27 em Lisboa. Para já as previsões mantêm-se positivas, com 50% de possibilidades de sucesso.
A cápsula Crew Dragon, desenvolvida pela SpaceX para voos regulares, vai ser tripulada por três astronautas da NASA, os norte-americanos Michael Hopkins, Victor Glover e Shannon Walker, e pelo japonês Soichi Noguchi da JAXA. A missão tem a duração prevista de seis meses.
O Falcon 9 vai dar boleia à Crew Dragon e o booster da primeira fase deverá ser reutilizado para a próxima missão da nave, a Crew-2, que já está escolhida e que terá duas mulheres como pilotos.
A chegada da cápsula transportadora à ISS deverá acontecer pouco mais de oito horas depois.
Como é habitual, a NASA vai acompanhar tudo em direto com uma transmissão que segue toda a preparação do lançamento e a viagem dos astronautas, até que estejam instalados na Estação Espacial.
Veja as imagens da preparação da missão da Crew-1
Aquela que será a primeira missão tripulada da SpaceX para a NASA esteve inicialmente marcada para 31 de outubro último, mas acabou por ser adiada pela necessidade de avaliar o comportamento anormal que um foguetão Falcon 9 apresentou durante um voo privado.
De acordo com Benji Reed, responsável pelos voos tripulados da empresa SpaceX, a transportadora prevê lançar sete missões de transporte de pessoas e carga nos próximos 15 meses.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Wayther: uma nova app de previsões meteorológicas detalhadas para otimizar viagens -
Site do dia
Tetr.io é uma versão competitiva de Tetris e os adversários não dão tréguas -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários