É já este ano que a NASA ambiciona dar início ao seu programa de exploração lunar, com o lançamento da primeira cápsula Orion previsto para novembro. Responsável por levar todas as cápsulas do programa Artemis para o Espaço está o foguetão Space Launch System (SLS).

A 16 de janeiro, a Agência avançava com um importante teste aos quatro motores do foguetão, o qual deveria durar cerca de 8 minutos, no Centro Espacial John C. Stennis, no Estado norte-americano do Mississippi. No entanto, cerca de 50 segundos depois do seu início, o teste foi subitamente interrompido e os motores do SLS foram desligados.

A NASA explica que, para já, as equipas responsáveis ainda estão a investigar os motivos do incidente e, Jim Bridenstine, administrador da Agência, sublinha que, apesar de os motores não terem conseguido cumprir totalmente a sua função, o teste foi “um importante passo” no processo de garantir que o SLS esteja preparado para a missão Artemis I.

Desde janeiro de 2020 que o SLS se encontra a cumprir uma série de testes essenciais chamada “Green Run” que tem como objetivo minimizar possíveis riscos e assegurar que o equipamento funciona como planeado. O teste a 16 de janeiro representava o oitavo e último momento da série.

NASA | Série de testes
créditos: NASA
Nave Orion pronta, testada e enviada para a NASA. Está preparada para o programa de testes Artemis I
Nave Orion pronta, testada e enviada para a NASA. Está preparada para o programa de testes Artemis I
Ver artigo

Recorde-se que, recentemente, a Lockheed Martin anunciou que a sua cápsula espacial Orion está pronta para o programa de exploração lunar. A capsula está agora no Centro Espacial John F. Kennedy, na Flórida, onde vão ser feitas as preparações finais para a missão prevista para o fim do ano.

Durante a primeira fase do programa, a cápsula não tripulada vai viajar até ao satélite natural da Terra, permanecer na sua órbita e regressar ao nosso planeta. Se tudo correr como planeado, em 2023 está previsto o lançamento da segunda cápsula Artemis II, desta vez tripulada, que voará em redor da Lua. A NASA prevê que os astronautas cheguem ao satélite natural da Terra um ano depois, em 2024, e que lá permaneçam durante cerca de uma semana.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.