À medida que continua a cumprir com sucesso a sua agenda de missões, a SpaceX mantém a sua atenção concentrada no desenvolvimento da Starship. De acordo com o CEO Elon Musk, a empresa está a preparar-se para lançar um protótipo da nave espacial que levará o Homem a Marte já no final desta semana.

Tweet de Elon Musk acerca dos planos para o lançamento do protótipo da Starship

O SN5, um dos mais recentes protótipos da Starship que a SpaceX está a construir nas instalações em Boca Chica, no Texas, prepara-se para um voo de estreia e espera-se que alcance uma altitude de 150 metros.

O único veículo que conseguiu passar no teste de voo nas instalações foi o Starhopper, o protótipo do foguetão de testes da Starship. Em agosto de 2019, o veículo deu um “salto” e deslocou-se ao longo de cerca de 150 metros, sem qualquer contratempo.

O primeiro protótipo da Starship foi apresentado ao mundo no início de 2019 e, embora Elon Musk acreditasse que veículo espacial fosse capaz de levantar voo no espaço de dois a três meses, o desenvolvimento da nave espacial foi marcado por várias dificuldades.

À quarta é de vez. Novo protótipo da Starship da SpaceX bem-sucedido no teste de pressão
À quarta é de vez. Novo protótipo da Starship da SpaceX bem-sucedido no teste de pressão
Ver artigo

No final de fevereiro deste ano, a SpaceX decidiu pôr o Starship SN1 à prova, mas o protótipo não conseguiu resistir aos níveis de pressão criogénica do teste. Um dos tanques do veículo espacial encheu-se de azoto líquido, causando uma disrupção no sistema e uma explosão. Já em abril, o SN4 conseguiu ultrapassar com sucesso o teste de pressão criogénica.

Recorde-se que, com o recente sucesso da missão Crew Dragon, empresas privadas como a SpaceX poderão receber um “boost” do Governo dos Estados Unidos para desenvolverem as suas missões espaciais.

SpaceX quer acelerar o desenvolvimento da Starship e poderá ter um “boost” do Governo dos EUA
SpaceX quer acelerar o desenvolvimento da Starship e poderá ter um “boost” do Governo dos EUA
Ver artigo

No início de junho, um grupo de senadores norte-americanos apresentou a American Space Commerce Act, uma nova proposta de lei que poderá aumentar os incentivos para as empresas espaciais privadas, expandindo as suas deduções fiscais até 2033. A proposta conta com o apoio do Partido Republicano e Democrata, porém, ainda não existem certezas se a mesma será aprovada.