O período de submissão de candidaturas à primeira fase da terceira edição da competição nacional Astronauta por um Dia foi alargado até ao próximo dia 28 de fevereiro.

À semelhança das duas edições anteriores, a iniciativa da Agência Espacial Portuguesa segue um sistema de avaliação que replica os verdadeiros processos de seleção de astronautas. Nesta primeira fase, em curso, os candidatos terão de submeter um vídeo de motivação com a duração máxima de 45 segundos, além do preenchimento de um formulário com informações gerais.

Clique nas imagens para recordar a segunda edição do Astronauta por um Dia 

Do número total de candidatos desta primeira fase, serão selecionados 250 para a segunda fase, que consiste numa prova de memória, velocidade e raciocínio espacial. À terceira fase passam 100 candidatos, que realizarão uma prova de aptidão física. Finalmente, 50 serão convocados para uma Entrevista, a partir da qual se selecionarão os 30 finalistas.

A participação no voo parabólico, contudo, só é garantida se, após a realização de um exame médico, o candidato for considerado apto para voar.

Os 30 finalistas selecionados realizarão um voo de gravidade zero, que simula o ambiente de microgravidade vivido no Espaço pelos astronautas. O voo está marcado para o dia 29 de setembro, partindo da Base Aérea n.º 11 da Força Aérea Portuguesa, em Beja.

Podem candidatar-se ao Astronauta por um Dia todos os alunos do ensino básico ou secundário do sistema de ensino português, com idades compreendidas entre os 14 e os 18 anos à data do voo, e que frequentem, no máximo, o 11.º ano de escolaridade no corrente ano letivo.