Depois de ter apresentado a teoria de que Vénus poderia ter sido habitável, a NASA quer partir à exploração do planeta e pretende enviar um rover que seja capaz de navegar pelas suas paisagens inóspitas.
A agência espacial precisa de ajuda para desenvolver um sensor que permita ao veículo evitar obstáculos e, por isso, lançou um desafio à comunidade mundial de entusiastas da exploração espacial. As três melhores propostas poderão habilitar-se a prémios num total de 30.000 dólares, sendo que a equipa que ficar em primeiro lugar terá a oportunidade de colaborar com a NASA na construção do sensor para o rover.
O “planeta gémeo” da Terra tem vindo a intrigar os cientistas há muito tempo. Contudo, a sua exploração apresenta-se como um autêntico desafio. Ao todo, apenas as sondas soviéticas Venera e Vega e a missão Venus Pioneer foram capazes de suportar, se bem que momentaneamente, as suas temperaturas acima de 450° C, a sua atmosfera com uma pressão capaz de esmagar um submarino e as suas nuvens de ácido sulfúrico.
De acordo com a NASA, até mesmo a tecnologia de ponta de grau militar torna-se obsoleta em Vénus. Assim, o veículo de exploração, um Automaton Rover for Extreme Environments (AREE) apresenta mecanismos que permitem que esteja meses nas condições extremas do planeta, recolhendo dados acerca da sua atmosfera e superfície.
Para detetar e contornar obstáculos como rochas, fendas e superfícies mais íngremes, o AREE precisa de um sensor especial que não tenha por base um sistema elétrico, o qual seria muito vulnerável às condições do planeta.
Os interessados em ajudar a NASA a encontrar uma solução podem submeter a sua proposta na página da HeroX até 29 de maio, seguindo as regras da competição presentes na mesma. Os três finalistas serão escolhidos entre 1 de junho e 2 de julho, sendo que os resultados serão divulgados a 6 de julho.
Este mês estamos a celebrar os 20 anos do SAPO TeK. Saiba mais em https://tek.sapo.pt/tag/SAPOTEK20anos
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários